SURDOS E SEGURANÇA PÚBLICA: A NECESSIDADE DA COMUNICAÇÃO

Ricardo Tomas da Silva

Resumo


Este trabalho verificou a necessidade de implantação do ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras – nos cursos de formação e qualificação da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso. Para tanto discorreu sobre a importância da qualificação do serviço e as legislações que garante os direitos dos portadores de necessidades especiais, a Segurança Pública e o atendimento dessa população tanto em âmbito federal quanto estadual e as línguas brasileiras fazendo uma relação entre Língua Portuguesa e Libras. Foi identificada através de pesquisa de campo, a situação atual no atendimento aos surdos por parte da PMMT, assim como a relação de conhecimento e interação dos grupos envolvidos. Finalmente, foram apresentados argumentos que conduzem a identificação dessa problemática da dificuldade enfrentada pela população surda no acesso à segurança pública.

Palavras-chave


Policia Militar; Surdos; Comunicação; Inclusão

Texto completo:

PDF

Referências


ABURDENE, Patricia. Megatrends 2010: o poder do capitalismo responsável. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006

BRASIL. Constituição Federal. 5ª ed. Organização de texto por Luiz Flávio Gomes. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2003.

______. Programa de capacitação de recursos humanos do ensino fundamental – Deficiência Auditiva – Volume I (Série Atualidades Pedagógicas nº4) Organizado por Giuseppe Rinaldi. Brasília MEC/SEESP, 1997.

______. ______. A Educação dos Surdos. Volume II. (Programa Nacional de Apoio à Educação dos Surdos). Brasília: MEC, SEESP, 2004.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede – Volume I – A era da informação: economia, sociedade e cultura. ed. 5 São Paulo: Paz e Terra, 2001.

CASTRO, Alberto Rainha de; CARVALHO, Ilza Silva de. Comunicação por Língua Brasileira de Sinais. Ed 2 . Brasília: Senac, 2005.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999

CONADE. Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência. Disponível em: < http://www.mj.gov.br/sedh/ct/conade/index.asp > Acessado em 23 mai. 2008.

CORDE. Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. Disponível em Acessado em 23 Mai.2008.

FENEIS. Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos. Disponível em: < http://www.feneis.com.br > Acessado em 14 abr. 2008.

HAUY, A. B. Historia da Língua Portuguesa. São Paulo: Ática, 1989

IBGE. Censo Demográfico 2000. Disponível em:, Acessado em 26 Mai. 2008.

INES. Instituto Nacional de Educação de Surdos. Disponível em . Acessado em 14 abr. 2008.

LÍNGUA DE SINAIS: A imagem do pensamento. São Paulo: Escala, Ano I n. 01.

MARRAS, Jean Pierre. Administração de Recursos Humanos: do operacional ao estratégico. 3 ed. São Paulo: Futura, 2001.

MATO GROSSO. Estatuto do Deficiente. Ministério público do Estado de Mato Grosso. Centro de Apoio Operacional. Cuiabá: CAOP, 2007.

MAUPASSANT, G. de. Carta de um louco. In Contos fantásticos: o Horla e outras histórias. Vol. 24. Col. L&PM. Trad. José Thomas Brum. Porto Alegre, L&PM, 1997.

MILKOVICH, George T. BOUDREAU, John W. Administração de Recursos Humanos. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2000.

PERLIN, G. T. T. Identidades Surdas. In SKALIAR, C. (org.) A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1998.

QUADROS, Ronice Muller; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de Sinais Brasileira – Estudos Lingüísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

SALLES, Heloisa Maria Moreira Lima: Et Al. Ensino da Língua Portuguesa para surdos – caminho para prática pedagógica. Volume I. (Programa Nacional de Apoio à Educação dos Surdos). Brasília: MEC, SEESP, 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




RHM - Homens do Mato - Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública - Mantida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).