INDICADORES MOTIVACIONAIS DO POLICIAL MILITAR: UM ESTUDO DE CASO NA COMPANHIA DE POLICIAMENTO COMUNITÁRIO DO BOSQUE DA SAÚDE

Cristyano Cássio Gonçalves de Vasconcelos

Resumo


O presente estudo tem como problemática a motivação do policial militar, visando a temática “Indicadores Motivacionais do Policial Militar: Um estudo de caso na Companhia de Policiamento Comunitário do Bosque da Saúde”, revelando-se importante devido a crescente polêmica relativa à Segurança Pública, que de certa forma tem comprometido a imagem da Polícia Militar, bem como dificultado ações do policial que atua diretamente nas ruas; mas sobretudo tem afetado a imagem de si mesma enquanto instituição pública. Dentro deste contexto, esta pesquisa buscou desvelar os aspectos motivacionais que circundam o cotidiano do policial militar e suas expectativas de futuro. A área de estudo foi a Companhia de Policiamento Comunitário Bosque da Saúde. Os entrevistados foram vinte soldados, o ano de execução da pesquisa – 2008. O problema central é justamente compreender o que motiva o Policial Militar, quer seja salário, reconhecimento profissional, benefícios ou outros aspectos; cujo objetivo é contribuir para o melhor cumprimento da missão da Polícia Militar através do diagnóstico dos aspectos motivacionais do policial.

Palavras-chave


Polícia Militar; Fatores de Motivação; Fatores de Insatisfação.

Texto completo:

PDF

Referências


CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1985.

FREITAS, João. Qualidade e Produtividade. Disponível em: Acesso em: 13 jun. 2008.

FURASTÉ, Pedro Augusto. Normas Técnicas para o Trabalho Científico. 14.ed. Porto Alegre: s.n., 2006.

JÚNIOR, Adonival C. Souza. Relatório da Companhia de Policiamento Comunitário do Bosque da Saúde. Cuiabá: Cia PM do Bosque da Saúde, 2007.

ROBBINS, Stephen P. Comportamento Organizacional. 9.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

SOTO, Eduardo. Comportamento Organizacional: O impacto das emoções. São Paulo: Thomson, 2002.

VERGARA, Sylvia C. Gestão de Pessoas. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2000.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




RHM - Homens do Mato - Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública - Mantida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).