A INTEGRAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR E POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO AMAZONAS COM O ADVENTO DO PLANO DE REVITALIZAÇÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA

Norberto Rodrigues Mathias

Resumo


A pesquisa visou identificar a proposta do processo de integração das Polícias Militar e Civil em Manaus, seja no âmbito das instituições, seja no alcance dos objetivos macros da segurança pública: a diminuição dos índices de criminalidade e violência. Traçar um diagnóstico do grau de integração existente as instituições policiais em razão do advento do Plano de Revitalização da Segurança Pública do Estado do Amazonas. O método de investigação compreendeu a pesquisa qualitativa, onde se utilizou a técnica do questionário e entrevista semi-estruturada, aplicado em 193 policiais, entre militares e civis, de diversas patentes e funções. Os resultados apontam a interpretação de como esses integrantes consideram esse processo de integração. Com base nessa investigação, pôde-se concluir que o processo de integração tem encontrado dificuldade devido as peculiaridades de cada instituição policial, cabendo uma intervenção no sentido de promover ações verdadeiramente integradas, com um só objetivo: assegurar a segurança da população, independentemente do tipo de policiamento.


Palavras-chave


Segurança Pública; Integração entre Polícia Militar e Polícia Civil; Plano de Revitalização.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Senado Federal. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: DOU, 1988.

INSTITUTO CIDADANIA. Fundação Djalma Rodrigues. Projeto Segurança Pública para o Brasil. S. d. Disponível em: Acesso em: 15 maio 2009.

MELO, L. C. R. Resistência às mudanças organizacionais: o caso da Agência Praça XV de Novembro do Banco do Brasil. Monografia (Graduação em Administração) – Centro Universitário do Norte. Manaus: UNINORTE, 2003.

PINHEIRO, C. O. Segurança pública: a integração como etapa necessária à unificação das polícias. Lato & Sensu, Belém, v. 4, n. 1, p. 3-5, out. 2003.

RONDON FILHO, E. B. Unificação das polícias civis e militares: ciclo completo de polícia. Monografia (Especialização em Gestão de Segurança Pública) – Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá: UFMT, 2003.

ROSA, P. T. R. O exercício do ciclo completo de polícia no âmbito da Polícia Militar. Revista Jus Vigilantibus, 13 jul. 2009.

SILVA FILHO, J. V. A violência no Brasil requer ações concretas. Braudel Papers. n. 34, 2003. Disponível em: Acesso em: 18 jun. 2009.

SOUZA, L. S. Criminalidade, inteligência policial e economia: um estudo de relação de variáveis econômicas e a incidência de crimes na cidade de Florianópolis. Monografia (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis: UFSCAR, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




RHM - Homens do Mato - Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública - Mantida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).