CIÊNCIAS DE POLÍCIA: SUBCIÊNCIA OU SUBSERVIÊNCIA? UMA ABORDAGEM EPISTEMOLÓGICA

Adriana de Souza Metelo

Resumo


O artigo traz ao debate um tema inquietante na área das ‘Ciências Policiais’, qual seja, o papel do agente de segurança pública, no contexto de uma mudança de paradigma das políticas dirigidas às relações ordem – justiça, a partir do advento do Sistema Unificado de Segurança Pública, o SUSP. Buscando ater-se às questões epistemológicas de ser ou não ser a polícia um campo cientifico, analisa-se o papel da Segurança Pública neste contexto, dentro de uma breve analise conceitual de seu desenvolvimento, sua apropriação pela lógica dos sistemas produtivos das ações de polícia e sua trajetória institucional, desde o surgimento das especializações latu sensu em segurança pública. Conclui-se pela interpretação de que a Segurança Pública não atende aos postulados éticos e científicos que se requer historicamente das Polícias e de suas especialidades em policiamento, entendendo aquela como prática subserviente a outras varáveis, hegemônicas e não cientificas. Além disto, remete o debate às contradições conceituais que envolvem a construção da área de segurança nas Ciências Sociais.


Palavras-chave


Ciências de Polícia; Segurança Pública; Campo Científico.

Texto completo:

PDF

Referências


ABBAGNO, Nicola. Dicionário de Filosofia. 3. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

ESTADO DE MATO GROSSO, Assembleia Legislativa. Lei Complementar nº 2351 de 25 de dezembro de 2005 – Estatuto dos Servidores Públicos Militares.

GALLENGO. R. Es la medicina uma ciência? [acessado 2009 Ago 28]. Disponível em http://www.encolombia.com.

KUHN, T. The estructure of cientific revolutions. Chicago: Chicago University Press;1972

POPPER, K. A lógica da pesquisa ciêntifica. São Paulo: Cultrix, Edusp; 1975

SPENDOLINI, M.J Benchmarking/Michael Spendolini; Tradução Kátia Aparecida Roque; revisão técnica Eduardo Correa Mauro – São Paulo: Markron Books,1993.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa – ação. São Paulo: Cortez. 1998.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




RHM - Homens do Mato - Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública - Mantida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).