USO DA FORÇA NAS AÇÕES POLICIAIS: UMA REALIDADE DE MATO GROSSO

Everson Cézar Gomes Metelo

Resumo


Este trabalho pretende analisar os motivos que levam os policiais abusarem ou não da força durante a atividade policial, ao mesmo tempo em que, tentaremos verificar como isso acontece e quais a soluções para a sua resolução. Visa ainda, expor a possibilidade do uso força nos casos onde outros meios não se fazem possíveis na solução da crise, obedecendo a critérios de seleção de meios de força, respaldados em princípios constitucionais e infraconstitucionais. Para tanto buscou-se investigar junto à sociedade e policiais, aspectos em comum que justificam o uso da força, produzindo dados que deram sustentação para apresentação de soluções.


Palavras-chave


Força; Direitos Humanos; Uso da Força.

Texto completo:

PDF

Referências


ABREU, Sérgio Roberto de. A atuação da Brigada Militar e o respeito ao Direitos Humanos / Sérgio Roberto de Abreu, João Renato Pereira Lopes, Valmor Araújo de Mello, Jarbas Roberto Carvalho Vanin, Sílvio Régis Rosa Machado. Porto Alegre: APM, CAO, 1997.

AMARAL, Luiz Otávio de Oliveira. Direito e Segurança Pública: a juridicidade operacional da polícia. Brasília: Editora Consulex, 2003.

BRASIL. Código Penal. Organizado por Vanessa de Fátima Stebel, 3 ed. Curitiba: Juruá, 2004, p. 127.

BRASIL. Constituição. Brasília: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Ministério da Justiça. Secretaria Nacional de Segurança pública. Disponível em: Acesso em 26 jan. 2006.

Lima, João Carvalim. Atividade Policial e o Confronto Armado. 1 ed. Curitiba: Juruá, 2005.

MEIRELLES. Hely Lopes, Direito administrativo brasileiro, 16 ed. São Paulo: Revista dos Tribunais.1991.

MUNIZ, Jacqueline. Estudo da Instituição Policial. Cuiabá: FAECC/UFMT. Comunicação Oral e Áudio visual em aula para o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais. 2005.

ROVER, Cees de. Direitos Humanos e Direito Internacional Humanitário para forças Policiais e de Segurança: Manual para Instrutores. Genebra. Comitê Internacional da Cruz Vermelha, 1998.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




RHM - Homens do Mato - Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública - Mantida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).