USO DE ARMAS E MUNIÇÕES NÃO LETAIS NOS ESTADIOS DE FUTEBOL DO ESTADO DE MATO GROSSO COM ÊNFASE A COPA 2014

Sérgio Alves Ribeiro Padilha, Airton Benedito Siqueira Júnior

Resumo


Este artigo propõe avaliar a utilização de armas e munições não letais, em possíveis desordens publica nos estádios de Futebol no estado de Mato Grosso com ênfase a Copa 2014, sua forma correta de emprego, bem como as implicações que as mesmas trazem com o seu emprego incorreto, pois todas, de alguma forma, podem causar lesões, devendo ser aplicadas de forma técnica e com conhecimento do momento e meio em que serão inseridas. A metodologia utilizada foi a qualitativa e quantitativa, hipotético dedutivo e estruturalista. Tão fundamental quanto bem aplicar é saber quais armas e munições estão disponíveis para o emprego. Sendo assim o treinamento, planejamento e execução do policiamento nos estádios de futebol são de fundamental importância para o emprego dessas armas.

Palavras-chave


Armas e Munições Não Letais; Estádios de Futebol; Polícia Militar de Mato Grosso.

Texto completo:

PDF

Referências


ALEXANDER, John B. Armas não-letais: Alternativas para os conflitos do século XXI. Tradução de José Magalhães de Souza. Rio de Janeiro: Welser-Itage/Condor, 2003.

CONDOR, Tecnologias não letais. Catálogo de Fichas Técnicas. Disponível em: Acessado em: 18 de jun de 2011.

HENDERSON. Hoje na História: Jogo trágico no Peru. WordPress. Disponível em: . Acessado no dia 13 de jun de 2011.

HERMMANN, Cavalcante Lima, A viabilidade da utilização de “armas não letais” no sistema de segurança pública brasileira. Sergipe, 2008, (Monografia apresentada na Universidade federal de Sergipe).

MATO GROSSO (ESTADO). Diretriz de Ação Operacional da PMMT n. 023/PM-3/96, Estabelece normas para o planejamento do policiamento ostensivo nas praças desportivas. PM-MT. 1996.

NASCIMENTO, Josebel Silveira. A difusão da doutrina de gerenciamento de situações policiais criticas, perante as unidades operacionais da Policia Militar em são Luiz do Maranhão. São Luiz, 2003. (Monografia apresentada na Universidade Estadual do Maranhão).

ONU, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Princípios básicos sobre uso da força e armas de fogo – PBUFAF, 1990. Disponível em . Acessado em 12 de jun 2011.

PARAIBA (ESTADO). Manual de Desastres Humanos, Defesa Civil - PB. Pag. 180, Disponível em . Acessado em 19 de jun 2011.

RDM Noticias. Mixto vence o Mato-grossense 2008. Jaciara Online. Disponível em . Acessado no dia 13 de jun de 2011.

REIS, Heloisa Helena Baldy. Futebol e sociedade: As manifestações da torcida. Campinas, Universidade Estadual de Campinas, 1998. Tese (Doutorado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física.

U.S DEPARTAMENT OF HOMELAND SECURITY. Riot Control Agents and Less Lethal Munitions. Managing Civil Action in threat incidents. Tradução de Alessandro de Souza Soares. Cuiabá, MT. 2007.

ZUQUETTO, Waldir Contini. Os agentes químicos utilizados pela Policia Militar de São Paulo no controle de distúrbios civis. Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais. São Paulo: CAES, 1987.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




RHM - Homens do Mato - Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública - Mantida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).