O SISTEMA É PRENDER PRA QUÊ?

Jefferson Dias Chaves

Resumo


Este trabalho tem por finalidade analisar a dignidade da pessoa humana e o sistema de controle da segurança pública. Onde o Estado ao se deparar com tantos problemas sociais da criminalidade, responde assoberbado, ou melhor, torna-se protagonista dessa perversa condição sub-humana. E essa deficiência parte da justiça social, órgãos públicos responsáveis para a aplicação do princípio da humanização no sistema prisional e penal. Que, ao apreciar tais questões de forma individualizada exorta uma guerra, o que não é observado no ponto de vista e o consenso comum deflagrado pela sociedade, porque o interesse do Estado é ironizar a verdade, afirmando que uma das críticas explícita pelo poder do Estado são as causas políticas, essas defasam e banaliza o sistema penal por meio da insegurança social, que são o foco das consequências do inconsciente do Estado, isto é, os poderes estatais agem meramente dentro de um quadro social e uma desordem social do Estado/governo que não admite ser o principal responsável da miséria e o subemprego crônico.


Palavras-chave


Fuga; Estado; Sistema

Texto completo:

PDF

Referências


BECCARIA, Cesare. Dos delitos e das Penas. Bauru: Edipra, 1993. Tradução Flávio de Angelis.

DELMANTO, Celso... [et al]. Código Penal Comentado. 7. Ed. Atual. E ampl. – Rio de Janeiro: Renovar, 2007.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1988.

COSTA, Cristina. Sociologia: Introdução à ciência da sociedade. 2 ed., São Paulo: Moderna, 1997.

FALCONI, Romeu. Sistema Presidial: Reinserção Social. São Paulo: Ícone, 1998.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: Nascimento; Introdução de Raquel de Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1987.

REVISTA, Veja. Crime: As raízes, a impunidade, as soluções. ed., 1990, ano 40 – nº 1; Editora ABRIL, 10 de janeiro de 2007. Matéria repercutida: Inocentes queimados vivos por traficantes em ônibus no Estado do Rio de Janeiro.

SOUZA, Wanderley Mascarenhas de. Como se comportar enquanto refém...? São Paulo: Ícone, 1996.

WACQUANT, Loïc. As Prisões da Miséria. Tradução André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

ZAFFARONI, Eugenio Raúl. Em buscas das penas pedidas: A perda de legitimidade do sistema penal. 5 ed., Rio de Janeiro: Editora Revan, 1991.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




RHM - Homens do Mato - Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública - Mantida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).