HISTÓRIA DO ENSINO MILITAR: DO ILUMINISMO POSITIVISTA À NORMALIZAÇÃO BIOPOLÍTICA

Gabriel Rodrigues Leal

Resumo


Este artigo procura entender um fenômeno histórico a partir de um ponto de vista teórico centrado nas “artes de governar” de Michel Foucault, pois, consideramos como problemática a passagem de sistemas de ensino no início do século XX com o ideal de profissionalização do Exército. Tal questão implica diretamente na formação dos oficiais de polícia, doravante, fortemente influenciados por toda essa cultura escolar e mentalidade tecnicista, primeiro alemã e depois francesa. Cumpre dizer que alinhamos a hipótese de que tal mudança de sistema é mera cortina de fumaça de uma mudança mais ampla e profunda, que se adere ao controle da sociedade por meio do Estado Policial, que culmina, curiosamente, na ditadura Vargas. Ou seja, trata-se de um texto teórico fundando na leitura estrutural de texto filosófico que tem como objetivo lançar luz sobre o processo de despolitização do quadro pensante dos órgãos de Defesa e Segurança Pública, em benefício, insisto, duma suspeita profissionalização. Acreditamos que com a utilização das obras de Jheovah Motta e Leonardo Trevisan poderemos discutir o ensino policial-militar em reflexo, como também, impossível não relatar, muito brevemente, acontecimentos históricos que permeavam o Brasil. 


Palavras-chave


Biopolítica; Ensino policial-militar; História; Currículo

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