A EQUITAÇÃO COMO ALTERNATIVA AO TRATAMENTO DO ESTRESSE NOS POLICIAIS MILITARES DOS COMANDOS REGIONAIS I E II DA POLICIA MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO.

Robson Fernandes da Silva

Resumo


A Polícia Militar do Estado de Mato Grosso (PMMT), realizou, através do Instituto de Psicologia e Controle do Stress (I.P.C.S.), uma pesquisa nos anos de 2011 e 2012, com a finalidade de identificar o número de policiais militares da PMMT que apresentavam sintomas de estresse e suas respectivas fases. Neste trabalho buscamos verificar os seguintes fatos: a equitação pode ser utilizada como uma alternativa para o tratamento do estresse? E como isso pode ser feito usando os animais do regimento de policiamento Montado da Policia Militar (RPMon). Foi utilizado o método bibliográfico e documental de pesquisa, através de obras já elaboradas sobre o conteúdo, pelas quais se comprovou ser possível utilizar a equitação, através dos equinos, pertencentes à fazenda pública, disponíveis no RPMon, como mais uma alternativa a ser ofertada aos policiais militares lotados nos Comandos Regionais de Cuiabá e Várzea Grande, onde concentra-se maior grupo de policiais do Estado de Mato Grosso.

Palavras-chave


Estresse; Tratamento; Equitação

Texto completo:

PDF

Referências


BALLONE, Geraldo Jose, MOURA, Erly Catarina de. Estresse: Introdução. Disponível em: http://www.psiqweb.med.br. Acesso em 20 set. 2014, 14:15:00.

BARRETO, Fernanda, GOMES, Glayde, SEIXAS, Ignácio Antonio da Silva, MARQUES GOMES, Andre Luiz. Proposta de um programa Multidisciplinar para portadores de Síndrome de Down, através de atividade da Equoterapia, a partir dos princípios da motricidade humana. Fitnes e Performance Journaul. Vol. 06, nº 2, Março/Abril. Colégio Brasileiro de Atividade Física, Saúde e Esporte. Rio de janeiro, 2007. Disponível em: http://redalyc.uaemex.mx. Acesso em 06 out. 2014, 20:45:00.

BEZERRA Marcus Lopes. Equoterapia: Tratamento terapêutico na reabilitação de pessoas com necessidades especiais. Fortaleza/CE, 2011.

FERREIRA, Julia Barbieri. Os Benefícios da Equoterapia no tratamento de portadores da Sindrome de Down. Rio de Janeiro/RJ, 2008.

FRANÇA, Ana Cristina Limongi, RODRIGUES, Avelino. Stress e Trabalho: Uma abordagem psicossomática. Ed. Atlas. São Paulo, 4ª edição. 2005. 40 p.

JUNIOR, Jose Moacir Costa. Desporto: A preparação física do cavaleiro. Escola de Equitação do Exército (EsEqEX). Rio de Janeiro, 2003.

LIPP, Marilda Novaes e MALAGRIS, Lucia Novaes, O Stress Emocional e seu Tratamento. Disponivel em: http://www.estresse.com.br/publicacoes/o-modelo-quadrifasico-do-stress. Acesso em 11 out. 2014, 18:25:00.

LIPP, Marilda Novaes. O percurso do stress: Suas etapas. Disponível em: http://www.estresse.com.br/publicacoes/o-percurso-do-stress-suas-etapas. Acesso em 13 out. 2014, 16:20:00.

PENDRY, Patricia,.SMITH, Annelise N e. ROETER, Stephanie M. Randomized Trial Examines Effects of Equine Facilitated Learning on Adolescents' Basal Cortisol Levels. Department of Human Development, Washington State University. 2014. Disponível em: https://www.news.wsu.edu/wp-content/uploads/2014/04/effects-of-equine-facilitatedlearning .pdf. Acesso em 20 set. 2014, 16:00:00.

RIGUEIRA, Sérgio de Aragão Costa. O Despertar do Líder: Cavalo e Cavaleiro. Escola de Equitação do Exército (EsEqEX). Rio de Janeiro, RJ. 2003.

ROSSI, Ana Maria. Autocontrole: Nova Maneira de Controlar o Estresse. Rio de Janeiro: Rosa dos Ventos, 1992.

SANTOS, Osmar S. Almeida. Ninguém morre de trabalhar: O mito do stress. Instituto Brasileiro de Capacitação Bancária – IBCB. 1998 – pag. 93-94.

SILVA, Sara Cristina da. O Estresse do Policial Militar do Estado de Mato Grosso: Condições de trabalho do Policial Militar. Monografia. Cuiabá. 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




RHM - Homens do Mato - Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública - Mantida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).