INTELIGÊNCIA DE SEGURANÇA PÚBLICA NA SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO: DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS AGENTES DO II COMANDO REGIONAL EM SUAS ATIVIDADES

Athayses Oliveira Assunção

Resumo


O volume de informações via internet, sua disponibilidade de forma popular permitiu ao homem recepcionar informações imagináveis antes do advento dos computadores e das redes de informação, a Sociedade da Informação. A Informação por sua vez quando limpa, cercada de certeza é o objetivo que todo agente de inteligência quer chegar para a formação de conhecimentos no seu campo de interesse, neste caso o da Segurança Pública. Paralelamente, as mesmas informações de interesse à Segurança Pública também são de interesse à parte reversa, à qual trabalha de forma contrária, sempre com objetivo de neutralizar as ações policiais, neste caso, os criminosos que usam das mesmas ferramentas para subsidiar suas ações. A pesquisa busca diagnosticar: Quais os desafios encontrados pelo Agente de Inteligência de Segurança Pública do II Comando Regional de Polícia Militar na Sociedade de Informação?  Para dar tratamento ao assunto foi adotado o método hipotético dedutivo, onde se buscou, através da análise das partes relevantes ao tema como teorias, doutrinas, conceitos e leis, comparando com a pesquisa quantitativa, chegar a uma síntese e enumeração dos desafios enfrentados por esse profissional nesse contexto.

Palavras-chave


Sociedade da Informação; Inteligência; Segurança Pública

Texto completo:

PDF

Referências


ANTUNES, Priscila Carlos Brandão. SNI & ABIN: uma leitura da atuação dos serviços secretos brasileiros ao longo do século XX. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2002.

BRASIL, República Federativa. Ministério da Justiça. Doutrina Nacional de Inteligência de Segurança Pública. Brasília: 2007.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.

CASTRO, Clarindo Alves de; FILHO, Edson Benedito Rondon. Inteligência de segurança pública. Um xeque-mate na criminalidade. Curitiba: Juruá, 2009.

CEPIK, Marcos. Sistemas Nacionais de Inteligência: Origens, Lógica de Expansão e Configuração Atual. Revista de Ciências Sociais. Rio de Janeiro, vol. 46, 2003.

MATO GROSSO. Polícia Militar. Regulamentou o decreto nº 3.128, de 18 de Maio de 2004. Portaria n. 32/QCG/DGP, de 28 de janeiro de 2013. Lex: Boletim Reservado nº 540, de 01 de fevereiro de 2013.

MUNIZ Jacqueline; JUNIOR Domício Proença; PONCIONI, Paula. Da governança de polícia à governança policial: controlar para saber; saber para governar. Revista Brasileira de Segurança Pública, Ano 3 Edição 5 , 2009.

TOFFLER, Alvin. The Third Wave (A terceira onda): Tradução João Távora,4ª Edição, Rio de Janeiro, RJ, Record, 1980.

TONRY, Michael; MORRIS, Norval. Tradução de GHIROTTI, Jacy Cárdia. Policiamento Moderno. Editora EdUSP através do NEV – Núcleo de Estudos de Violência – USP, 2003.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




RHM - Homens do Mato - Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública - Mantida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).