O CONHECIMENTO DAS FERRAMENTAS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO PELOS MILITARES DO SERVIÇO OPERACIONAL DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

Ednaldo Fernando Rodrigues

Resumo


O crescimento desordenado das cidades tem exigido maior preparação do Corpo de Bombeiros Militar na fiscalização e, principalmente, no combate aos incêndios além das situações de pânico. As pessoas ainda não se revestiram da conscientização para que se tornem agentes que coadunam com a disseminação dos princípios prevencionistas e auxiliem na elevação do cenário tímido no tocante à segurança contra incêndio e pânico. Tão grave quanto isso, é o fato de que o berço desse conhecimento, a corporação, não atingiu o status em que os militares conhecem e dominam os preventivos das edificações que são ferramentas extremamente úteis nas suas atividades de combate. Com isso, este trabalho propôs investigar se os militares estão familiarizados com os aparatos partindo-se de uma abordagem metodológica com um questionário qualitativo/quantitativo e chegou-se à conclusão de que, apesar de conhecerem os preventivos mais básicos, nunca frequentaram um curso ou estágio, dentro ou fora da corporação, que os apresentassem. Revela-se também que, por isso, não existe uma cultura prevencionista, tão necessária para o processo de crescimento eficiente de qualquer instituição.

Palavras-chave


Preventivos; Ensino; Conhecimento; Segurança; Incêndio

Texto completo:

PDF

Referências


ACORDI, Charles Fabiano. O Direito Fundamental à Segurança Contra Incêndio: Reserva do Possível ou Concretização Imediata?. Revista Jurídica do Ministério Público Catarinense, Florianópolis, v. 7, n. 16, p. 141-174, jun. 2010.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9077: Saídas de emergência em edifícios. Rio de Janeiro, 2001.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10897: Sistemas de proteção contra incêndio por chuveiros automáticos. Rio de Janeiro, 2014.

BRENTANO, Telmo. Instalações hidráulicas de combate a incêndio nas edificações. 4. ed. Porto Alegre: Edição do Autor, 2011. 668 p.

CARLO, Ualfrido Del. A segurança contra incêndio no mundo. In: SEITO, Alexandre Itiu; PANNONI, Fábio Domingos; ONO, Rosário (Org.). A segurança contra incêndio no Brasil. 1. ed. São Paulo: Projeto Editora, 2007. cap. 1, p. 23-32.

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL. Manual básico de combate a incêndio: módulo 5: segurança contra incêndio. 2. ed. Brasília: Renovacio Criação, 2013. 148 p.

DUARTE, Ana Cléia de Souza; BARBOZA, Reginaldo José. Paulo Freire: o papel da educação como forma de emancipação doindivíduo. Disponível em: < http://www.revista.inf.br/pedagogia09/pages/artigos/edic09-anov-art09.pdf >. Acesso em: 14 out. 2014.

FERNANDES, Ivan Ricardo. Engenharia de segurança contra incêndio e pânico. 1. ed. Curitiba: CREA, 2010. 88 p. v. 1.

FREIRE, Paulo Reglus Neves. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. 104 p. v. 21.

FREIRE, Paulo Reglus Neves. Educação e Mudança. 18. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991. 79 p. v. 1.

MATO GROSSO. Constituição do Estado de Mato Grosso de 1989. Disponível em: < http://www.cbm.mt.gov.br/downloads/1363.pdf >. Acessado em: 20 de out. 2014.

MATO GROSSO. Decreto Estadual n. 857, de 29 de ago. de 1984. Especificação de instalação de proteção contra incêndio.

MATO GROSSO. Lei Complementar Estadual n. 404, de 30 de jun. de 2010. Dispõe sobre a estrutura e organização básica do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso e dá outras providências.

MATO GROSSO. Lei Complementar Estadual n. 408, de 01 de jul. de 2010. Institui o Sistema de Ensino da Polícia e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso e dá outras providências.

MATO GROSSO. Lei Estadual n. 8399, de 22 de dez. de 2005. Lei de segurança contra incêndio e pânico do estado de Mato Grosso.

RIOS, Therezinha Azerêdo. A dimensão ética da aula ou o que nós fazemos com eles. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Aula: Gênese, dimensões, princípios e práticas. 01. ed. Campinas: Papirus, 2008, p. 73-93.

SILVA, Cesar Aparecido; FONSECA, Patrícia Santos; SILVA, Samira Gama. Capital intelectual como vantagem competitiva nas organizações empresariais. 2011. 10 p. Artigo (Bacharel em Administração) - Faculdades Integradas de Três Lagoas, Três Lagoas, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




RHM - Homens do Mato - Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública - Mantida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).