A LEGALIDADE DO USO DO COLETE BALÍSTICO NA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO

Leonidas Silva Rodrigues de Lima

Resumo


Tendo o escopo de se compreender as implicações jurídicas da necessidade da utilização do colete balístico como Equipamento de Proteção Individual pelos policiais que estiverem em serviço, este estudo objetivou descrever uma análise dos Aspectos Jurídicos do Uso do Colete Balístico em Serviço Operacional na Polícia Militar do Estado de Mato Grosso. Pretendeu-se assim responder a questão: Há legalidade na atitude do Policial Militar de se negar a trabalhar pela falta de colete balístico, colocando o seu direito à proteção da integridade física acima do princípio da hierarquia e disciplina? O procedimento metodológico baseou-se na metodologia hermenêutica, pesquisa bibliográfica no contexto das doutrinas e jurisprudências existentes, bem como, coleta de dados através de questionários para mapear a amostra investigada de forma a atender os requisitos da investigação.

Palavras-chave


Colete Balístico; Procedimento Operacional Padrão; Princípio da Legalidade; Dever de Obediência.

Texto completo:

PDF

Referências


BLOG DO ABOBADO WORDPRESS. Disponível em < https://abobado.wordpress.com/tag/policia-militar-de-santa-catarina/ > Acessado em 12 de outubro de 2014.

BRASIL, Código de Trânsito Brasileiro, 1998.

_____________, Código Penal Militar, 1969.

_____________, Constituição Federal, 1988.

_____________, Ministério do Exército. Portaria Nº 18 - D LOG, 2006,, que aprova as Normas Reguladoras da Avaliação Técnica, Fabricação, Aquisição, Importação e Destruição de Coletes à Prova de Balas, e dá providências, p

_____________, Ministério do Trabalho e Emprego. Portaria SIT Nº 194 que altera a Norma Regulamentadora n.º 6 (Equipamentos de Proteção Individual - EPI), 2010. Disponível em Blog do JOM - http://jommont.blogspot.com.br/2011/04/diretriz-01411-publicada-no-bol-pm-n.html acessado em 12 de outubro de 2014.

JESUS, D. Código Penal Anotado. 11ª Edição. São Paulo: Editora Saraiva, [s.d.].

M.I. M. P. SANTOS et al. Antropometria como ferramenta no projeto de blindagem pessoal. Rev. Bras. Biom., São Paulo, v.29, n.2, p.307-324, 2011.

MATO GROSSO (Brasil), Secretaria de Justiça e Segurança Pública, Programa de Qualidade POP: Manual de Procedimentos Operacionais Padrão. Policia Militar do Estado de Mato Grosso. Cuiabá-MT Editora de Liz, 2009.

_____________. Secretaria de Justiça e Segurança Pública, Programa de Qualidade POP: Manual de Procedimentos Operacionais Padrão. Policia Militar do Estado de Mato Grosso. Cuiabá-MT Editora de Liz, 2009.

_____________. Estatuto dos Militares do Estado de Mato Grosso, Lei Complementar Nº 231/2005.

MEIRELLES, H.L, Direito Administrativo Brasileiro, 27ª Edição. 2002

OLIVEIRA, M. K; REGO, T. C. Vygotsky e as complexas relações entre cognição e afeto. In: Afetividade na escola: alternativas teóricas e práticas. Valéria Amorim Arantes (org). São Paulo: Summus, 2003.

PIOTROWSKI, H. A. Roma Victor! Um estudo sobre o exército romano republicano e imperial. Congresso Internacional de história. Maringá, 2009.

ROMEIRO, J. A. Curso de direito penal militar: parte geral. São Paulo: Saraiva, 1994.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




RHM - Homens do Mato - Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública - Mantida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).