O ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA DE COMPROMETIMENTO DOS POLICIAIS MILITARES DO 2º BPM NO SERVIÇO POLICIAL

Flávio Pereira Diniz

Resumo


O presente artigo busca entender o uso do Endomarketing como uma ferramenta de comprometimento dos policiais militares pertences ao 2º Batalhão de Polícia Militar. Buscou conceituar o marketing de produtos, e o seu uso voltado para o público interno, conhecido como Endomarketing. A Pesquisa levantou dados a respeito da imagem que os policiais têm da Unidade em que servem, suas percepções com relação à comunicação interna, o conhecimento das atividades e objetivos, treinamentos e a participação no estabelecimento de metas. Os resultados confirmam a necessidade da Unidade Policial voltar-se para o seu público interno, pois é esse seu principal capital, necessário para atingir os resultados almejados. Na gestão pública por resultado, o comprometimento do servidor é essencial para a busca da vantagem competitiva.

Palavras-chave


ferramenta administrativa; endomarketing; objetivos estratégicos; gestão gerencial; organização militar.

Texto completo:

PDF

Referências


AIDAR, Marcelo Marinho. Qualidade humana – as pessoas em primeiro lugar: desenvolvendo uma cultura empresarial orientada para a qualidade, através da melhoria do relacionamento entre clientes internos e externos. 2. ed. São Paulo: Maltese, 1995.

ALMEIDA, Sérgio. O melhor sobre Clientes. 6. Ed. Salvador: Casa da qualidade, 1997.

ARRUDA, Maria Cecília Coutinho de. et al. Gestão de Marketing. São Paulo: Saraiva, 2005.

BARBOSA, Celso Henrique Souza, Major PMMT. Marketing institucional: Como melhorar a imagem da PMMT. Monografia de conclusão do curso de aperfeiçoamento de Oficiais. APMCV, Várzea Grande –MT, 2002.

BEKIN, Saul Faingaus. Endomarketing: Como praticá-lo com sucesso. São Paulo: Pearson, 2005.

BRASIL, República Federativa do. Constituição Federal. Vade Mecum compacto. 11. ed. atul. e ampl.-São Paulo: Saraiva, 2014.

BRUM, Analisa de Medeiros. Endomarketing de A a Z: como alinhar o pensamento das pessoas à estratégia da empresa. 3. ed. São Paulo: Integrare, 2010.

_____________. Endomarketing: estratégias de comunicação interna para empresas que buscam a qualidade e competitividade. 2. Ed. Porto Alegre: Ortiz, 1994.

CERQUEIRA, Wilson. Endomarketing: educação e cultura para a qualidade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1994.

CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administração. 6ª Ed. São Paulo: Makron Books, 1998.

COBRA, Marcos Henrique Nogueira. Marketing Básico, uma perspectiva brasileira. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1985.

CUNHA, WEVERTON LACERDA. Práticas de Endomarketing na PM: um estudo no 1º BPM. Monografia de conclusão do Curso de Formação de Oficiais. APMCV, Várzea Grande- MT,2013.

GRONROOS, Christian. Marketing: gerenciamento e serviços: a competição por serviços na hora da verdade. 5. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1993, in INKOTTE, Alexandre Luz. Endomarketing: elementos para a construção de um marco teórico. 2000. 131f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) –Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

ESTADO DE MATO GROSSO. Lei 10.076. dispõe sobre os critérios para promoção dos Oficiais da Policia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado de Mato Grosso. Assembléia Legislativa. Cuiabá, 2014.

_____________. Lei Complementar 529. Fixa o efetivo da Polícia Militar de Mato Grosso. Assembléia Legislativa. Cuiabá, 2014.

_____________. Lei Complementar 541. Fixa o efetivo da Polícia Militar de Mato Grosso. Assembléia Legislativa. Cuiabá, 2014.

_____________. Plano Estadual de Segurança Pública. Disponível em < http://www.seguranca.mt.gov.br/secretaria.php?IDCategoria=2743 > Acessado em 15 set. 2014.

KOTLER, Philip. Administração de marketing a edição do novo milênio. 10. Ed. São Paulo: Atlas, 2000.

_____________. Os 10 pecados mortais no Marketing: causas, sintomas e soluções. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004, 4. Reimpressão.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing de Serviços. 1. ed. São Paulo: Atlas, 1991.

MELO, Juliana Guimarães. ENDOMARKETING análise das estratégias em uso na Dataprev/PB. 2009, 78p. Monografia. (graduação em Administração) Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ.

MORAES, Alberto Mota. Polícia: problemas e soluções. Arquivos da Polícia Civil de São Paulo, v. 2, n.44, 1981.

RICHERS, Raimar. O que é Marketing. 15. ed. São Paulo Brasiliense, 1994 – (Coleção Primeiros Passos).

SILVA, Fabiano Castro da. Endomarketing como ferramenta eficaz de gestão. Disponível em: < www.administradores.com.br/artigos/endomarketing . > Acesso em 15 set. 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




RHM - Homens do Mato - Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública - Mantida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).