PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA A INTELIGÊNCIA DE SEGURANÇA PÚBLICA NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO DE MINAS GERAIS

Hélio Hiroshi Hamada, Alexandre Barbieri Costa, Deyvid Rodrigues da Silva

Resumo


O sistema socioeducativo no país vem passando por situações complexas às quais o poder público nem sempre tem condições de exercer seu papel com qualidade e de acordo com as necessidades da sociedade. Propõe-se nesta discussão a formatação de uma estrutura de inteligência de segurança pública que possa proporcionar a assessoria aos gestores do sistema socioeducativo de forma a fazer frente às dificuldades enfrentadas em torno da segurança dessas unidades.

Palavras-chave


sistema socioeducativo; inteligência; segurança pública; informações.

Texto completo:

PDF

Referências


AGRELL, Wihelm. Quando tudo é inteligência – nada é inteligência. Occasional Papers, vol. 4 no. 4, 2002.

BRASIL, Ministério da Justiça. Secretaria Nacional de Segurança Pública. Decreto nº 3.695, de 21 de dezembro de 2000. Cria o Subsistema de Inteligência de Segurança Pública, no âmbito do Sistema Brasileiro de Inteligência, e dá outras providências. Brasília: 2000.

_____________. Ministério da Justiça. Secretaria Nacional de Segurança Pública. Resolução n° 01, de 15 de julho de 2009. Regulamenta o Subsistema de Inteligência de Segurança Pública – SISP, e dá outras providências. Brasília: 2009.

_____________. Secretaria de Direitos Humanos (SDH). Levantamento Anual dos/as Adolescentes em Conflito com a Lei – 2012. Brasília: Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, 2013.

BRITO, Vladimir de Paula. O papel informacional dos serviços secretos. Dissertação. Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2011.

CEPIK, Marco Aurélio. Espionagem e Democracia: agilidade e transparência como dilemas na institucionalização de serviços de inteligência. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003.

FERRO JUNIOR, Celso Moreira. A inteligência e gestão da informação policial. Conceitos, técnicas e tecnologias definidos pela experiência profissional e acadêmica. Brasília: editora Fortium, 2008.

GONÇALVES, Joanisval Brito. Atividade de inteligência e legislação correlata. 1ª. edição. Niterói: editora Impetus. 2010.

LOWENTHAL, Mark M. Intelligence: from secrets to policy. 3aedição, CQ Press: Washington, 2006.

MINAS GERAIS. Ministério Público do Estado de Minas Gerais. Comentários à Lei 12.594/12. Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo. Belo Horizonte: Gráfica e Editora Mafali Ltda, 2014.

RATCLIFFE, Jerry H. Intelligence-Led Policing. Portland: Willan Publishing. 2008.

SHULSKY, Abram N. SCHMITT, Gary J. Silent Warfare: Understand the world of intelligence. 3ª. edição, Brasseys, Inc: Virgínia, 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




RHM - Homens do Mato - Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública - Mantida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).