A NORMATIZAÇÃO DO PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO DE POLICIAMENTO EM EVENTOS E PRAÇAS DESPORTIVAS: DOUTRINA E EMPREGO DA FERRAMENTA

Rafael Dias Guimarães

Resumo


O trabalho refere-se à normatização da ferramenta de Gestão pela Qualidade utilizada pela Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, o POP (Procedimento Operacional Padrão) confeccionado para o Policiamento em Eventos e Praças Desportivas, no qual nossa Instituição, aplicando as técnicas e táticas de outros Estados da Federação e países, adaptados à nossa realidade, permitindo assim conhecimento teórico e prático das atividades, desde o limiar ao advento da Copa do Mundo FIFA 2014. Ao final, realizamos pesquisa de campo, aplicando um questionário aos Oficiais alunos do CAO 2014, sendo todos capitães da PMMT, em exercício das atividades institucionais nas mais diversas vertentes, operacionais ou da atividade meio, e em diversas realidades do nosso Estado. Para tanto, verifica-se que se faz necessário normatizar, através de doutrina, enfatizando as legislações pertinentes ao assunto, o treinamento de uma tropa de atuação específica em eventos e espetáculos públicos, como também demais desdobramentos que amparem assim toda doutrina deste policiamento peculiar.

Palavras-chave


Normatização; técnica; eventos; doutrina; legislações; espetáculos públicos.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, João Luis Pereira. Gestão de Eventos Desportivos, Controle de multidões e seus intervenientes na segurança dos estádios. Lisboa – Portugal: Universidade Técnica de Lisboa, 2013.

FREUD, Sigmund. Psicologia das massas e análise do Eu e outros textos, 1920-1923. Traduzido por Paulo César Lima de Souza. [s. l.]: Editora Companhia das Letras, 2011.

LE BON, Gustave. Psicologia das Multidões. Presses Universitaires de France, 1895. Traduzido por Ivone Moura Delraux. Lisboa, Portugal: Edições Roger Delraux, 1980.

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Manual de Policiamento em Espetáculos Públicos M-10-PM, 3ªEdição, publicado em Bol G PM 210/98.

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Estatuto do Torcedor, Lei 10.671, de 15 de maio de 2003.

__________. Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Estatuto do Desarmamento, Lei 10.826, de 22 de dezembro de 2003.

__________. Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Institui Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas - Sisnad, Lei 11.343, de 23 de agosto de 2006.

__________. Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Regulamenta a Lei no 10.826, de 22 de dezembro de 2003, que dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, sobre o Sistema Nacional de Armas - SINARM e define crimes. Decreto 5.123, de 01 de Julho de 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




RHM - Homens do Mato - Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública - Mantida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).