A CAPACIDADE TÉCNICA DO POLICIAL MILITAR DO 5º BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO EM EMPREGAR A ARMA DE FOGO NA EXECUÇÃO DO POLICIAMENTO OSTENSIVO

Daniel Vínicius Salustiano da Silva

Resumo


A arma de fogo é instrumento de suma importância para o policial militar no exercício do policiamento ostensivo, onde este profissional deve possuir capacidade técnica para empregá-la corretamente, pois quando utilizada pode até ceifar vidas. O uso da força letal é medida extrema do uso diferenciado da força. Neste contexto, buscou-se verificar o seguinte problema: qual nível de conhecimento técnico do policial militar do 5º Batalhão da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso em empregar a arma de fogo (pistola) na execução do policiamento ostensivo? Portanto, o objetivo do trabalho é aferir o nível de conhecimento técnico destes servidores em empregar a arma de fogo no serviço. Foi adotado o método hipotético-dedutivo e como metodologia a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo quantitativa, através de questionário e um teste prático. Observou-se que quando questionados sobre os procedimentos do uso da arma de fogo a maioria afirmaram saber executar, no entanto na prática houve discrepância. Conclui-se que a capacidade técnica para grande parte destes policiais foi baixa para empregar seu armamento, indicando assim a necessidade de realizar capacitação continuada em tiro policial.

Palavras-chave


Arma de fogo; capacidade técnica; uso da força letal; Polícia Militar.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Justiça. Portaria Interministerial Nº 4.226. Brasília, 2010. Disponível em: < http://download.rj.gov.br/documentos/10112/1188889/DLFE-54510. pdf/portaria4226usodaforca.pdf >. Acesso em: 29 de Outubro de 2014.

BRASIL. Ministério da Justiça. Secretaria Nacional de Segurança Pública. Curso do Uso Diferenciado da Força. Disponível em: < http://ead.senasp.gov.br/modulos/educacional/conteudo/01068/anexos/modulo1.pdf >. Acesso em:29 de Outubro de 2014.

CAMPOS, Alexandre Flecha. A Importância da Preparação do Policial quanto ao Uso da Força Letal. 2008. Disponível em:< http://revista.ssp.go.gov.br/index.php/rebesp/article/viewFile/79/33 >. Acesso em: 17 de Outubro de 2014

CORREA, Marcelo Vladimir. Uso Diferenciado da Força. Disponível em: < http://ead.senasp.gov.br/modulos/educacional/conteudo/01068/anexos/saibamais1.pdf >. .Acesso em: 30 de Outubro de 2014.

DE SOUZA, Hadassah Suzannah Beserra. O processo de habilitação para o uso de armas de fogo aos policiais militares do Estado de Mato Grosso. Academia de Polícia Militar Costa Verde – PMMT. Várzea Grande, MT: 2014.

FURASTÉ, Pedro Augusto. Normas Técnicas para o Trabalho Científico. 14ªed. Porto Alegre : [s.ed.], 2008.

MATO GROSSO, Estado de. Manual de Procedimentos Operacionais Padrão. Cuiabá: PMMT, 2009.

METELO, Everson Cézar Gomes. Uso Progressivo da Força nas Ações Policiais: Uma Realidade de Mato Grosso. Universidade Federal do Estado de Mato Grosso. Cuiabá, MT: 2006.

MUNIZ, J. & PROENÇA JR, D. Da Accountability Seletiva À Plena Responsabilidade Policial. 2007 Disponível em: < http://www.comunidadesegura.org/files/daaccountabilityseletiva.pdf >. Acesso em: 17 de Outubro de 2014.

MUNIZ, Jacqueline de Oliveira. SILVA, Washington França. Mandato Policial na Prática: Tomando Decisões nas ruas de João Pessoa. Caderno CRH, Salvador, v. 23,n. 60, p. 449-473, Set./Dez. 2010

OLIVEIRA, João Alexandre Voss de; GOMES, Gerson Dias; FLORES, Érico Gomes. Tiro de Combate Policial: uma abordagem técnica. Erechim: São Cristóvão, 2001.

ONU, Organização das Nações Unidas. Código de Conduta para Encarregados da Aplicação da Lei.1979.Disponível em: < http://www.gddc.pt/direitos-humanos/textos-internacionais-dh/tidhuniversais/dhaj-pcjp-18.html >. Acesso em: 29 de Outubro de 2014.

ONU, Organização das Nações Unidas. Princípios básicos sobre uso da força e armas de fogo – PBUFAF. 1990. Disponível em < http://un.org >. Acesso em: 31 de Outubro de 2014.

PEREIRA, Josimar dos Santos. A Importância Da Utilização Das Técnicas E Tecnologias Não Letais No Controle De Distúrbios Civis Em Eventos Desportivos. Academia de Polícia Militar Costa Verde – PMMT. Várzea Grande, MT: 2013.

SANDES, Wilquerson Felizardes Sandes. Profissão Perigo: a polícia e o confronto armado. Editora CRV. Cuiabá, 2013.

WEBER, Max. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Tradução de Regis Barbosa e Karen Elsabe Barbosa. São Paulo: 2004. p. 529. Disponível em: < https://ayanrafael.files.wordpress.com/2011/08/weber-m-economia-e-sociedade-fundamentos-da-sociologia-compreensiva-volume-2.pdf >. Acessado em 19 de Outubro de 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




RHM - Homens do Mato - Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública - Mantida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).