FORMAÇÃO DOCENTE: O IMPACTO DA FORMAÇÃO DOCENTE DO INSTRUTOR MILITAR, COMO UM DOS PILARES DA EDUCAÇÃO, NA REDUÇÃO DOS ACIDENTES DE TRABALHO NO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO.

Arboes José Jacob, Vanderlei Bonoto Cante

Resumo


O presente artigo tem como objetivo compreender o impacto da formação docente dos instrutores militares que lecionam nos cursos de formação inicial do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso, na redução dos acidentes de trabalho que ocorrem com alguns resultados “morte”. Utilizamos como instrumentos de pesquisa o questionário para o levantamento de dados, a análise de documentos e a entrevista semiestruturada, no período de 2009 a 2014. Os resultados da pesquisa apontam que 100% dos instrutores militares não tem uma formação para o exercício da docência, 45% das Unidades Operacionais responderam o questionário aplicado, dessas Unidades Operacionais, 87% responderam evidenciando a ocorrência de acidentes de trabalho e as entrevistas demonstraram que a formação docente dos instrutores militares poderá ser um dos fatores que impactará na redução dos acidentes de trabalho.


Palavras-chave


Formação docente; formação do instrutor militar; pilares da educação; acidentes de trabalho.

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