PREPARAÇÃO DO BOMBEIRO MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO PARA A RESERVA REMUNERADA.

Josiel Borges da Silva

Resumo


É evidente que o acesso à Reserva Remunerada é um momento único na vida de qualquer militar. Por conseguinte, essa questão precisa ser tratada com a devida atenção e importância, principalmente no que diz respeito ao acompanhamento e ao preparo específico para esse novo ciclo. Em se tratando do Corpo de Bombeiros Militar de Estado Mato Grosso, verificou-se por meio de uma pesquisa exploratória qualitativa, a relevância da “capacitação adequada para este momento”. Do que foi constatado através dos estudos e pesquisas de campo realizadas, é possível o seguinte entendimento: a Corporação precisa investir em um “tipo” de preparação regular exclusiva e direcionada aos seus integrantes, para que assim, possam enfrentar a nova realidade fora da antiga rotina e do costumeiro ambiente profissional. Nota-se ainda, que a aparente inércia institucional relativa a essa questão de gestão de pessoas, somada a insegurança do indivíduo que irá vivenciar esse momento singular ao final de sua carreira, poderá acarretar problemas biopsicossociais, conforme observado em algumas narrativas registradas nesse artigo.


Palavras-chave


Reserva remunerada; Corpo de Bombeiros Militar; Mato Grosso; Preparação.

Texto completo:

PDF

Referências


BERNHOEFT, R. Valores do executivo e seu despreparo para a aposentadoria. In: DORSEY, Allan et al. Disfunções do comportamento na organização e como tratá-las. São Paulo: IBECON, 1987. p. 49-83.

CARVALHO, Inaiá Maria de; ALMEIDA, Paulo Henrique de. Família e proteção social. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/spp/v17n2/a12v17n2.pdf >. Acessado em: 13 de Novembro de 2014.

DISTRITO FEDERAL. Lei n. 429, de 29 de abril de 1937 (Estende o montepio militar do Exército à Polícia Militar Federal e ao Corpo de Bombeiros do Distrito Federal)

ESTADO DE MATO GROSSO. Lei nº 9.571, de 29 de junho de 2011 (Institui, promove e estimula a realização de Programas de Preparação para a Aposentadoria – P.P.A. de Servidores de Entidades Públicas e Particulares no âmbito do Estado de Mato Grosso).

FALEIROS, Vicente de Paula. A Política Social do Estado Capitalista. 8ª. ed. ver. São Paulo: Cortez, 2000.

IBGE. Síntese de Indicadores Sociais: Uma Análise das Condições de Vida da População Brasileira. [s.l.: IBGE], 2010, p. 191.

JÚNIOR, A.; BRÊTAS, A. O envelhecimento para militares que serviram no exército

brasileiro. São Paulo: Acta Paul Enferm, 2011.

KEGLER, P. A travessia do si mesmo na passagem para a reserva: enclaves entre trabalho e narcisismo. 2011.96 f. Tese (Mestrado em Psicologia) - Faculdade de Psicologia, Pontifícia universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2011.

MINAYO, M. C. S.; HARTZ, Z. M. A.; BUSS, P. M. Qualidade de Vida e saúde: um debate necessário. Ciência & Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, v. 5, n.1, 2000, p. 7-18.

OLIVEIRA, Oris de. Trabalho, Não Trabalho. Aposentadoria. Preparação para a

aposentadoria: você já pensou sobre isso? / Juliana Presotto Pereira Netto

(organizadora). Vários autores. São Paulo: LTr, 2009.

SCHEIN, E. Psicologia organizacional. Rio de Janeiro: Pretence-Hall do Brasil, 1982.

SOUZA, Luciana Virgília Amorim de. A Previdência Social no Brasil: uma longa história para contar. Conteúdo Jurídico, Brasília-DF: 15 maio 2013. Disponível em: < http://www.conteudojuridico.com.br/?artigos&ver=2.43403&seo=1 >.Acesso em: 10/11/14.

SOUZA, J. A. M. Ainda há tempo-de boa. Disponível em < http://artigos.netsaber. com.br/resumo_artigo_63384/artigo_sobre_ainda_h%C3%81_tempo_-_de_boa > Acesso em: 10/11/14

SPOSATI, Aldaíza. Assistência na Trajetória das Políticas Sociais Brasileiras: Uma questão de debate. 8ª. ed. São Paulo: Cortez, 2003

TSUTSUI, Mário. Qualidade de vida e preparação do policial militar para a reserva remunerada - artigo – Universidade Estadual de Maringá -2009

VERAS, R. P.; & CAMARGO JUNIOR, K. R. (1995). Idosos e universidade: parceria para a qualidade de vida. Em: R. P. Veras (Org.). Terceira idade: um envelhecimento digno para o cidadão do futuro (pp. 11-27). Rio de Janeiro: Relume Dumará.

ZANELLI, J. C.; SILVA, N.; SOARES, D. H. P. Orientação para aposentadoria nas organizações do trabalho: construção de projetos para o pós-carreira. Porto Alegre: Artmed, 2010.

ZANELLI, J. C.Silva, N. Programa de preparação para a aposentadoria. Florianópolis: insular. 1996.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




RHM - Homens do Mato - Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública - Mantida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).