A INTELIGÊNCIA DE SEGURANÇA PÚBLICA APLICADA NO ÂMBITO DO PODER LEGISLATIVO ESTADUAL

Rafael Godoy de Campos Marconi

Resumo


RESUMO

O presente estudo buscou investigar se as informações produzidas pela Coordenadoria de Segurança estão auxiliando o processo decisório das respectivas mesas diretoras da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso. Ocorrências recentes envolvendo manifestações e depredações do patrimônio público demonstraram que a segurança da Casa de Leis fora pega de surpresa, supondo que as informações produzidas para transformação de conhecimento no intuito de embasar as tomadas de decisões não estão a contento. Considerando que outras assembleias legislativas, citem-se as do Estado de São Paulo e do Estado de Roraima já se utilizam de Inteligência de Segurança Pública para a realização dessas atividades; a pesquisa realizou um comparativo para subsidiar as hipóteses. Os resultados apontaram para a necessidade de se estudar a criação de uma agência de inteligência; com a pretensão de se alcançar os resultados necessários à decisão, ao planejamento e à execução de uma política de Segurança Pública, e das ações para prever, prevenir e reprimir atos criminosos de qualquer natureza ou atentatórios à ordem pública.


Palavras-chave


Inteligência; Segurança Pública; Poder Legislativo; Controle; Assessoria Militar.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Fernanda Dias Menezes de. Competências na Constituição de 1988. São Paulo: 4ª ed., Atlas, 2007.

ATALIBA, Geraldo. República e Constituição. São Paulo: Ed. RT, 1985

AZEVEDO, Luiz H. Cascelli de. O Controle Legislativo de Constitucionalidade. Porto Alegre: Ed. Fabris, 2001.

BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional, 4ª edição, Editora Malheiros, 1993.

BRASIL. CONGRESSO NACIONAL. SENADO FEDERAL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Imprensa Oficial, 2006.

CARVALHO, Kildare Gonçalves. Técnica Legislativa. Belo Horizonte: Del Rey, 2007.

CASTRO, Clarindo Alves de; RONDON FILHO, Edson Benedito. Inteligência de Segurança Pública, um xeque-mate na criminalidade. Curitiba: Juruá Editora, 2009.

CEPIK, Marco. Sistemas Nacionais de Inteligência: Origens, Lógica de Expansão e Configuração Atual. Revista de Ciências Sociais. Rio de Janeiro – RJ, n. 1, v.46, 2003.

_____. Regime Político e Sistema de Inteligência no Brasil: Legitimidade e Efetividade como desafios Institucionais. Disponível em: . Acesso em: 02 jan. 2007.

DA SILVA, José Afonso. Curso de direito constitucional positivo, 22° Edição, Editora Malheiros, 2002.

FERRARI, Sérgio. Constituição Estadual e Federação. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2003.

FERREIRA FILHO, Manoel Gonçalves. Comentários à Constituição Brasileira de 1988. São Paulo: Saraiva, 1990.

FIGUEIREDO, Lucas. Ministério do silêncio: a história do serviço secreto brasileiro de Washington Luís a Lula 1927-2005. Rio de Janeiro: Record, 2005.

FREGAPANI, Gelio. Segredos da espionagem: a influência dos serviços secretos nas decisões estratégicas. Brasília: Thesaurus, 2001.

MATO GROSSO. Assembleia Legislativa – AL/MT. Manual de Processo Legislativo/Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Cuiabá: AL/MT, 2009.

MATO GROSSO. Decreto nº 3.128, de 18 de maio de 2004, 2004

MONTESQUIEU, de L´Espirit des Lois, Livro XI, Cap. VI

RORATTO, João Manoel. Acepção e Conceitos de Inteligência de Estado. Revista Brasileira de Inteligência, Brasília, v.7, jul.2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




RHM - Homens do Mato - Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública - Mantida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).