A AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES DO CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DA ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR COSTA VERDE.

Franklin Epiphanio Gomes de Almeida

Resumo


O objetivo agora é compreender a concepção dos professores do CFO sobre a avaliação. Para tanto, fez-se necessário entender o conceito e a importância da avaliação no contexto educacional, bem como compreender a concepção de alguns teóricos sobre o tema. Além disso, procuramos mostrar o relevante papel exercido pelas avaliações que cumprem adequadamente com suas funções diagnóstica, formativa e somativa, no desenvolvimento de um processo de ensino-aprendizagem construtivista, e analisamos o conteúdo do Projeto Político Pedagógico 2013/2015 da APMCV sobre a avaliação educacional. Considerando o objetivo central do trabalho, tornou-se indispensável realizarmos a pesquisa de campo aplicando um questionário aos professores do CFO, que nos permitiu ter uma visão da concepção que possuem sobre a avaliação educacional na APMCV. Grande parte destes professores acredita que a avaliação educacional na APMCV tem sido um importante instrumento auxiliar do processo ensino-aprendizagem, em que pese considerarem que há também uma preocupação da instituição para que a avaliação sirva como instrumento de “medição” do conhecimento e classificação entre os alunos. 


Palavras-chave


Avaliação; diagnóstica; processo ensino-aprendizagem

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Referências


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