A FORMAÇÃO PERMANENTE EM TIRO DOS POLICIAIS MILITARES DO ESTADO DE MATO GROSSO: UM RECORTE PARA O 1º COMANDO REGIONAL

Fernando Francisco Turbino dos Santos

Resumo


O tiro policial é uma das ações mais complexas, que um policial militar pode executar. Atualmente na Policia Militar do Estado de Mato Grosso– PMMT, não existe um programa continuo de treinamento dos policiais militares, havendo apenas instruções ou curso esporádicos, que não contemplam toda a tropa, devido a diversos fatores. Neste contexto, é que o presente artigo buscou resolver o seguinte problema: qual é o nível de conhecimento técnico e preparo em tiro policial pelos policiais militares do 1º Comando Regional – 1º CR, da PMMT. Por consequência, o objetivo do trabalho é identificar o nível técnico e de preparo em tiro policial pelos policiais militares do 1º CR. Foi adotado o método indutivo e como metodologia a pesquisa bibliográfica, documental, bem como uma pesquisa quali-quantitativa, realizada através de pesquisa de campo e aplicação de questionários, nas unidades operacionais do 1ºCR. Conclui-se que há uma necessidade latente de se criar um programa de formação permanente em tiro policial para os policias militares do 1º CR, da PMMT, que seja continuo e aproveitando o próprio Método Giraldi como referência para instruções de tiro.


Palavras-chave


Tiro policial; Treinamento; Policia Militar de Mato Grosso.

Texto completo:

PDF

Referências


BALESTRERI, Ricardo. Direitos humanos: coisa de polícia. Passo Fundo, RS, CAPEC: Paster Editora. 1998, p. 29. Disponível em: . Acesso em: 24 set. 2014.

BRASIL. Código de Conduta para os Funcionários Responsáveis pela Aplicação da Lei. Disponível em: . Acesso em 01out. 2014.

_____. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado 1988.

_____. Código de Processo Penal. Rio de Janeiro, RJ, 1941.

_____. Código de Processo Penal Militar. Brasília, DF, Senado, 1969.

_____. Portaria Interministerial Nº 4.226. Brasília, 2010.

_____. Carta de Porto Alegre. 1º Congresso nacional de instrutores de tiro policial das policias militares. Rio Grande do Sul: 2010.

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos: o capital humano das organizações. São Paulo: Atlas, 2004, p. 495.

DALL’ACQUA, Alexandre José. Capacitação Continuada do Policial Militar em Tiro Policial. Várzea Grande: APMCV/PMMT, 2007, p. 57.

FAURE, Edgar. Aprender a ser. Lisboa: Bertrand, Difusão Européia do Livro, 1974. p.225.

GIL, Antonio Carlos. Gestão de Pessoas: enfoque nos papéis profissionais. 1. ed. 9. reimpr. São Paulo: Atlas, 2009, p. 118 e 119.

GIRALDI, Nilson. Tiro defensivo na preservação da vida: método Giraldi, e sua doutrina para a atuação armada da polícia e do policial com a finalidade de servir e proteger a sociedade e a si próprio. São Paulo: PMESP,2008, p. 3-4.

_____, Nilson. Tiro defensivo de preservação da vida: manual da Pistola Cal. .40. São Paulo: PMESP, 2002.

MACHADO, Maurício Corrêa Pimentel. Coleção armamento: armas, munições e equipamentos policiais.2. ed. Cascavel: Gráfica Tuicial, 2010, p. 14.

MICHAELIS. Moderno dicionário da língua portuguesa. Disponível em: . Acesso em: 18out. 2014.

MUNIZ, Jaqueline de Oliveira; PROENÇA JUNIOR, Domício. Armamento é Direitos Humanos nossos fins e nossos meios. 2013. Disponível em: . Acesso em: 20set 2014.

OLIVEIRA, João Alexandre Voss de; GOMES, Gerson Dias; FLORES, Érico Gomes. Tiro de combate policial: uma abordagem técnica. Erechim: São Cristovão, 2001, p. 315.

SANDES, Wilquerson Felizardes Sandes. Profissão Perigo: a polícia e o confronto armado. Cuiabá: Editora CRV, 2013.

SETUBAL, Rhaygino Sarly Rodrigues; SILVA, Maurozan Cardoso. Capacitação continuada, uma experiência no 9º Batalhão de Polícia Militar. Várzea Grande: APMCV, 2014.

SILVA, Rogéria Novo da; CHAVES, Priscila Monteiro; CHIGGI, Gomercindo. Formação Permanente: a pesquisa como princípio articulador da prática docente. 2012, p. 6.

SOUZA, Hadassah Suzannah Beserra de. O processo de habilitação para o uso de armas de fogo aos policiais militares do estado de Mato Grosso. Várzea Grande: APMCV/PMMT, 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




RHM - Homens do Mato - Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública - Mantida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).