A ATUAÇÃO DO POLICIAL DE RÁDIO PATRULHAMENTO FRENTE AOS CONFLITOS SOCIAIS EM NOVA MUTUM-MT

Cleberson Rodrigues, Paula Regina Peixoto

Resumo


Este trabalho foi inspirado a partir da leitura do artigo: “O serviço policial, os conflitos sociais e o foco de atuação do policiamento de rádio patrulha em Cuiabá”, onde foram constatados que um dos motivos da alta insatisfação da população com o atendimento policial militar aos seus conflitos sociais (criminais e não criminais) adveio do descaso e desinteresse que os policiais demonstrados durante o atendimento na ligação ou mesmo pela busca por atendimento feito por aqueles que foram frustrados/vitimados em seu direito de segurança. Logo, motivados pela necessidade de conhecer a percepção da tropa do município de Nova Mutum quanto a mesma pauta, optamos por realizar uma pesquisa similar à do artigo supracitado, fazendo um comparativo, pois, mesmo se tratando de um município menor ele apresenta problemas de ordem pública iguais a de grandes cidades brasileiras.


Palavras-chave


Conflitos sociais; rádio patrulha; ordem pública.

Texto completo:

PDF

Referências


ASKOUL, Marco Antonio. Os conflitos da dicotomia policial estadual. Unidade. Porto Alegre, n.° 36. 1998.

FURASTÉ, Pedro Augusto. Normas Técnicas para o Trabalho Científico: Elaboração e Formação. Explicitação das Normas da ABNT. 14ª Ed. Porto Alegre: Brasul, 2005

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 5ª Ed. São Paulo: Atlas, 2007.

LAZZARINI, Álvaro. Direito administrativo a ordem pública. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Forense, 1987.

________________. O Corpo de Bombeiros Militar como instrumento de defesa da cidadania. Força Policial. São Paulo, n.° 24. 1999.

MARCINEIRO, Nazareno; PACHECO, Giovanni C. Polícia Comunitária: evoluindo para a Polícia do Século XXI. Florianópolis: Insular, 2005.

MARCINEIRO, Nazareno. Princípios da Polícia Moderna Peel. Florianópolis, 2001. (CD-ROM. MS Word 2000).

MEIRELLES, Hely Lopes. Polícia de Manutenção da Ordem Pública e suas atribuições. Rio de Janeiro: Forense, 1987.

SANTIAGO, Carlos A, apud MARCINEIRO, Nazareno; PACHECO, Giovanni C. Polícia Comunitária: evoluindo para a Polícia do Século XXI. Florianópolis: Insular. 2005.

SKOGAN, Wesley G. A mudança no papel da Polícia: avaliando a transição para o policiamento comunitário. Tradução de Geraldo G. de Souza. São Paulo: EdUSP, 2002. (Série Polícia e Sociedade, n.° 4).

SKOLNICK, J. H; BAYLEY, D.H. Nova Polícia: inovações na Polícia de seis cidades norte-americanas. Tradução de Geraldo G. de Souza. São Paulo: EdUSP, 2006 (1ª reimpressão). (Série Polícia e Sociedade, n.° 2).

SOUZA, Clelcimar S. Rabelo. O serviço policial, os conflitos sociais e o foco de atuação do policiamento de rádio patrulha em Cuiabá. São Paulo: Revista Brasileira. Segurança Pública, v. 6, n.° 2, 390-411 Ago/Set 2012.

PONCIONI, Paula. Tendências e desafios na formação profissional do policial no Brasil. Revista Brasileira de Segurança Pública, edição 1, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




RHM - Homens do Mato - Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública - Mantida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).