A APLICABILIDADE DA ANÁLISE CRIMINAL NA EXECUÇÃO DO PLANEJAMENTO OPERACIONAL DA POLÍCIA MILITAR EM CUIABÁ - MT

Fábio de Souza Andrade, Wankley Correa Rodrigues

Resumo


O atual cenário da segurança pública no Brasil revela o aumento exponencial dos índices de criminalidade proporcionalmente a gradual organização de grupos perpetradores de crimes, exigindo dos gestores de polícia ostensiva uma aprimoramento constante para acompanhar a dinâmica delituosa se adequando ao enfrentamento do crime e da violência e neste contexto a Análise Criminal surge como instrumento otimizador do planejamento das ações policiais. O objetivo deste trabalho é demonstrar sua importância no planejamento operacional da Polícia Militar, no município de Cuiabá-MT, compreender a sua contribuição como alternativa técnica e científica de contenção ao crime. Para tanto foi realizado uma pesquisa descritiva e exploratória. O instrumento de pesquisa adotado foi o questionário, aplicado ao Comando Regional 1, de Cuiabá e Batalhões subordinados, bem como, aos Chefes de Seção de Planejamento Operacional e Análise Criminal e do Comando Geral da Polícia Militar de Mato Grosso. Conclui-se que Análise Criminal vem sendo efetivamente empregada no planejamento operacional qualificando o trabalho da polícia na prevenção ao crime e no controle da ordem social, contribuindo para melhoria dos resultados operacionais.


Palavras-chave


Análise Criminal; Planejamento Operacional; Resultados Operacionais.

Texto completo:

PDF

Referências


CARVALHO, M. C. M. (Org.). Construindo o saber – Metodologia Científica: Fundamentos e Técnicas. 15 ed. São Paulo: Papirus, 2003, p. 153.

CASTELO BRANCO, Guilherme. Policiamento Através da Análise Criminal: Questões Práticas Através do Mundo. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2002.

CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administração. 6ª Edição, Rio de Janeiro: Elsevier, 2001. (III).

DANTAS, George Felipe de Lima. Doutrina Nacional de Inteligência de Segurança Pública. Apostila do III Treinar: 3º Treinamento no Comércio Legal e No Combate ao Tráfico de Armas de Fogo, Munições e Explosivos. Rio de Janeiro, 2007.

JACK, R. Greene. Administração do Trabalho policial. 5 ed. São Paulo: Four Foundation, 2002.

LIMA, Renato Sérgio de. Segredos e Relações de Poderes na Produção e No Uso de Informações e Estatísticas Criminais. Rio de Janeiro: ANAIS DA ANPOCS, 2004, p. 65.

MAÍLIO A, Serrano. Introdução à Criminologia. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2004.

MAGALHÃES, L. C. Análise Criminal e Mapeamento da Criminalidade – GIS Anais do Fórum Internacional de Gabinetes de Gestão Integrada, São Luís, 2007.

MASSACHUSETTS ASSOCIATION OF CRIME ANALYSTS. What is crime analysis. Massachusetts,2005. Disponível em: http://www.macrimeanalysts.com/aboutca.html>. Acessado em: 20/11/2015.

MIRANDA, Ana Paula Mendes de. Análise Criminal e o Planejamento Operacional. Rio de Janeiro: Instituto de Segurança Pública, 2006, p. 15

MOTTA, P. R. Transformação Organizacional: A Teoria e a Prática de Inovar. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001.

OSBORNE, D.; WERNICKE, S. Introduction Crime Analysis: Basic Resources For Criminal Justice Practice. New York: The Haworth Press, 2003.

SÃO PAULO. Ministério Público do Estado de São Paulo. Análise criminal. Disponível em:. Acessado em: 19 /11/2015.

SILVA, Jorge da. Segurança Pública e Polícia: Criminologia Crítica Aplicada, Rio de Janeiro: Forense, 2003.

WILSON, J. Q,; KELLING, G. L. Broken Windows, Atlantic Montly, v.249, n.3, 1982.

WYCOFF, Richard. Classificação de Técnicas do Controle Situacional dos Precipitadores do Crime. São Paulo: Impetus, 2002, p. 89.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




RHM - Homens do Mato - Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública - Mantida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).