O EFEITO MIGRATÓRIO DO POLICIAL MILITAR PARA A POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO MATO GROSSO

Anderson da Silva Harthcopf, Gabriel Marques de Souza, Gilberth Max Pinto da Silva, Mihay de Oliveira Silva, Sebastião Carlos Rodrigues Silva

Resumo


Este estudo tem como objetivo analisar os efeitos migratórios das Praças da PMMT para a Polícia Civil do Estado de Mato Grosso. A pesquisa caracteriza-se como estudo de caso. A coleta de dados deu-se pela análise através da aplicação de um questionário de clima organizacional com 7 servidores, no qual representa 11% dos representantes dessa migração, do total de 64 policiais militares convocados no concurso da Policia Civil realizado no ano de 2013 com início no ano de 2016. Para a análise dos resultados foram aplicadas teorias administrativas motivacionais de Maslow e Herzberg. Os resultados obtidos na pesquisa demonstram que as Praças da Policia Militar migraram para Polícia Civil em busca de melhores qualidade de vida, relacionamento com superiores, valorização, reconhecimento e desenvolvimento profissional.


Palavras-chave


Segurança Publica, Migração, Policia Militar, Policia Civil, Motivação.

Texto completo:

PDF

Referências


BECKER, B. K. Fronteiras amazônicas no início do século XXI. In: Seminário mudanças ambientais globais: perspectivas brasileiras. Campinas: Nepo/ Unicamp, 2000.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração de Recursos Humanos – Fundamentos Básicos. 5º Ed. São Paulo: Atlas, 2003.

CUNHA, José Marcos Pinto. Dinâmica migratória e o processo de ocupação do Centro-Oeste brasileiro: o caso de Mato Grosso. São Paulo, vol. 23, nº. 1, pag. 87-107, jan./jun. 2006.

GASPARETTO, Luiz Eduardo. Pesquisa de clima organizacional: o que é e como fazer. São Paulo: Scortecci, 2008

LUZ, Ricardo. Gestão de clima organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003

MARIANO, Benedito Domingos. Por um novo modelo de polícia no Brasil: A inclusão dos municípios no sistema de segurança pública. São Paulo: Ed. Fundação Perseu Abramo, 2004.

MATTOS, Geraldo. Dicionário Junior da Língua Portuguesa. São Paulo: FTD 2001.

OLIVEIRA, Kleber Fernandes; JANNUZZI, Paulo de Martino. Motivos Para Migração no Brasil e Retorno ao Nordeste: Padrões etários, por sexo e origem/destino. São Paulo: vol. 19, nº. 4, pag. 134-143, out./dez. 2005.

SANDES, Wilquerson Felizardo; MORGADO, Maria Aparecida. RHM - Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública: A Trajetória do Sistema de Ensino na Policia Militar do Estado de Mato Grosso. Cuiabá: vol. 1 pag. 36-37. 2005.

SILVA. Reinaldo O. da. Teorias da Administração. São Paulo: Pearson Pretince Hall, 2008.

SUCUPIRA, Fernanda; VEZZALI, Fabiana. Caderno Temático Migração: O Brasil em Movimento. vol. 10. pag 04-05. 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




RHM - Homens do Mato - Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública - Mantida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).