ATUAÇÃO DOS POLICIAIS MILITARES FORMADOS NO II COESP DA PMMT FRENTE ÀS AÇÕES TERRORISTAS

João Fernando Souza Assunção

Resumo


O presente artigo visa responder ao seguinte questionamento: Foi previsto no Plano Geral de Curso do II Curso de Operações Especiais (COESP) da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso (PMMT) disciplinas para o desenvolvimento nos Policiais Militares formados, de capacidades táticas para combater o Terrorismo? Para tanto, buscou-se avaliar todo o planejamento do referido curso, verificando se foram previstas tais disciplinas, tendo em vista que, na contemporaneidade do século XXI, o terrorismo devido ao seu caráter silencioso e clandestino, se torna uma ferramenta que, quando utilizada, vítima civis e autoridades de forma criminosa, demonstrando assim, sua importância como tema no cenário da Segurança Pública. Então, foi realizada desta forma, a referida pesquisa de natureza básica, com objetivo exploratório, realizando uma abordagem de cunho qualitativa, com técnicas de levantamento bibliográfico e documental. Possibilitando verificar que não houve a referida previsão.

Palavras-chave


Polícia Militar - Mato Grosso – Terrorismo - Operações Especiais - Formação.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, Paula P.; ARRUDA, Gleyca A.; QUEIROZ, Patrícia Castro de Souza. Relatório de Estágio Básico III: contexto organizacional e do trabalho. Cuiabá. 2011.

BÍBLIA. Bíblia de Estudo Esquematizada. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2012.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasilia, DF: Senado, 1988.

______, Secretaria Nacional de Segurança Pública. Matriz Curricular Nacional Para a Formação em Segurança Pública Versão Final. Brasília: Ministério Da Justiça. 2014.

CUNHA, Paulo Teixeira da. A Atuação das Forças Armadas no Combate ao Terrorismo. 2011. Monografia (Curso de Altos Estudos de Política Estratégia). Departamento de Estudos da Escola Superior de Guerra, Exército Brasileiro, Rio de Janeiro, 2011.

FERNANDES, Antonio Scaranse; ZILLI, Marcos (Coord.). Terrorismo e Justiça Penal: reflexões sobre a eficiência e o garantismo. Belo Horizonte: Fórum, 2014.

FURASTÉ, Pedro Augusto. Normas Técnicas para o Trabalho Científico: explicitação as Normas da ABNT. 15. ed. Porto Alegre: s.n., 2009.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LEÃO, Décio José Aguiar. A história dos Comandos. São Paulo: obra no prelo, 2006.

MATO GROSSO, Polícia Militar. Plano Geral de Curso do II Curso de Operações Especiais elaborado pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais, 2013.

McRAVEN, William Harry. Special Operations - case studies in special operations warfare: theory and practice. California: Presidio Press, 1995.

MESQUITA, Luiz Eduardo Garcia de. O Terrorismo e a sua Probabilidade de Ocorrência no Brasil. 2012. Monografia (Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia). Departamento de Estudos da Escola Superior de Guerra, Exército Brasileiro, Rio de Janeiro, 2012.

ROSPIGLIOSI, Manuel Parrales. A Tomada da Residência do Embaixador Japonês no Perú por Terroristas “Expressão Política e Social dos Grupos Subversivos”. 2013. Monografia (Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia). Departamento de Estudos da Escola Superior de Guerra, Exército Brasileiro, Rio de Janeiro, 2013.

SILVA, Gilberto Antônio Azevedo. Encarte Comemorativo, aos 50 anos de aniversário de Operações Especiais do Exército brasileiro, 2007.

TAVARES, Paulo. Encarte Comemorativo, aos 51 anos de aniversário de Operações Especiais do Exército brasileiro, 2008.

VISACRO, Alessandro. Guerra Irregular: terrorismo, guerrilha e movimentos de resistência ao longo da história. São Paulo: Contexto, 2009.

WUNDERLICH, Carlos Antônio. Guerras Assimétricas e Terrorismo: Adequabilidade da Resposta Brasileira ao Fenômeno. 2012. Monografia (Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia). Departamento de Estudos da Escola Superior de Guerra, Exército Brasileiro, Rio de Janeiro, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




RHM - Homens do Mato - Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública - Mantida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).