APLICABILIDADE DA EDUCAÇÃO CONTINUADA AOS POLICIAIS MILITARES DA SEDE DO 5° COMANDO REGIONAL – BARRA DO GARÇAS - MT

Itamar Santos de Jesus

Resumo


O presente artigo visa responder ao seguinte questionamento: Quais os desafios enfrentados pelos policiais militares da Sede do 5° Comando Regional no atendimento das ocorrências na cidade de Barra do Garças - MT? Buscou-se identificar se a ausência de uma educação continuada que revise a legislação e as práticas operacionais ministradas no curso de formação dos policiais militares, constitui em um desses desafios. A atualidade e as implicações positivas para a Instituição demonstra sua relevância. Trata-se de uma pesquisa de cunho descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa. As técnicas de coleta de dados foram bibliográfica, documental, pesquisa-participante e pesquisa de campo com questionários fechados. Finalizou-se com a falta de revisão da legislação, das práticas operacionais e das aulas de tiro como sendo o principal desafio enfrentado por eles no atendimento das ocorrências.


Palavras-chave


Barra do Garças – MT - Educação Continuada - Polícia Militar - Desafios, Legislação.

Texto completo:

PDF

Referências


ALEXANDRINO, MARCELO. Direito Administrativo Descomplicado/Marcelo Alexandrino, Vicente de Paulo. – 21. ed. rev. e atual. – Rio de Janeiro: Forense; Método, 2013.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal. Disponível em: . Acesso em: 11/06/2016.

_________Lei 5.172 de 25 de outubro de 1966. Dispões sobre o sistema tributário nacional e institui normas gerais de direito tributário aplicáveis à União, Estados e Municípios. Disponível em:< http://www.planalto.gov.br.htm>.

__________Decreto 88.777 de 30 de setembro de 1983. Aprova o regulamento para as polícias militares e corpos de bombeiros militares (R-200). Diário Oficial da União. Brasília, 4.10.1983.

CHRISTOV, Luiza Helena da Silva. Educação Continuada: Função essencial do coordenador pedagógico. In: SARMENTO, Maristela Lobão de Moraes, et. al. O coordenador pedagógico e a educação continuada. São Paulo: Ed. Loyola, 1998.

DILLY, C. M. L. e JESUS, M. C. P. Processo educativo em enfermagem; das concepções pedagógicas à prática profissional. São Paulo: Robe Editorial, 1995.

FREIRE, Paulo, pedagogia da autonomia: Saberes Necessários a Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FRIGOTTO, G. Tecnologia, Relações sociais e Educação. Revista Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro. Abril. Nº 222. p. 89, maio 2009.

FUNDAÇÃO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Normas de Apresentação Tabular. 3. ed. Rio de Janeiro: 2016. Disponível em:

FURASTÉ, Pedro Augusto. Normas Técnicas para o Trabalho Científico: explicitação as Normas da ABNT.15. Porto Alegre: Dáctilus Plus, 2015.

LAZZARINI, Álvaro. Da segurança pública na Constituição de 1988, Revista de Informação Legislativa. Brasília, ano 26, n/ 104, out./dez., 1989, p. 235-6.

MARIOTI, Humberto. Organizações de Aprendizagem: Educação Continuada e a empresa do futuro. São Paulo: Atlas. 1999. 2ª Edição. Revista e atualizada.

MATO GROSSO. Lei Complementar n° 555, de 29 de dezembro de 2014. Dispõe sobre o Estatuto dos Militares do Estado de Mato Grosso. Disponível em: https://www.pm.mt.gov.br. Acesso em 11/06/2016.

MOREIRA NETO. Revista de Informação Legislativa n. 97, 1988.

SILVA, M. J. P.et al. Educação continuada: estratégias para o desenvolvimento do pessoal de enfermagem. Rio de Janeiro: Marques – Saraiva, 1989.

UNIFAP. Relatório de Gestão do exercício de 2009. Macapá: UNIFAP, 2010.

ZAYAS, E.L. (Org.). O Paradigma da Educação Continuada. Porto Alegre: Penso, 2012. 176p.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




RHM - Homens do Mato - Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública - Mantida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).