A INTEGRAÇÃO ESTRATÉGICA ENTRE INSTITUIÇÕES DE SEGURANÇA PÚBLICA ESTADUAL E SUA EFICÁCIA PARA O ALCANCE DOS ÍNDICES DE PRODUTIVIDADE ESTABELECIDOS NO PLANO ESTADUAL DE SEGURANÇA PÚBLICA – MT, REFERENTES AOS CRIMES DE ROUBO NA REGIÃO INTEGRADA 2 – VÁRZE GRANDE

Jean Klebber Britto da Silva, Josadack Valdevino Teixeira

Resumo


Este artigo tem por objetivo discutir se a estratégia de integração operacional entre a Polícia Militar e Polícia Judiciária Civil, tem dado bons resultados no enfrentamento aos crimes de roubo. Verificando se a estratégia de integração policial teria impacto na redução do crime de roubo na região integrada de segurança pública 2. Busca confirmar que a estratégia de integração colaborou com a redução dos índices de roubos. O tipo de pesquisa foi o exploratório, o método de abordagem hipotético-dedutivo, utilizando da técnica de pesquisa por meio de entrevista estruturada e questionários. Consideramos que a estratégia de integração embora não consolidada, apresenta resultados positivos à sociedade, necessitando ainda de maturidade para adesão de todos os níveis funcionais das forças de segurança, visando aprimorar a cultura organizacional das policias.


Palavras-chave


estratégia - integração – integração operacional – forças de segurança – crimes – redução dos crimes

Texto completo:

PDF

Referências


ASSIS, Jonildo José. Jonildo Jose de Assis: entrevista: [dez, 2018]. Entrevistadores: Jean Klebber Britto da Silva e Josadack Valdevino Teixeira. Arquivo áudio. Entrevista concedida, tema integração policial.

BRASIL, Mato Grosso, Decreto 502 de 30 de junho de 2011. Aprova o Regimento Interno SESP.DOE 30/06/2011. disponível em: . Acesso em: 11 fev. 2019.

BAYLEY, David H. Padrões de Policiamento - Livro 1 da Série Polícia e Sociedade. São Paulo: Ford Foundation/NEV/Edusp, 2002.

FRANCISCO, Gustavo Garcia. Gustavo Garcia Francisco: entrevista: [dez, 2018]. Entrevistadores: Jean Klebber Britto da Silva e Josadack Valdevino Teixeira. Arquivo áudio. Entrevista concedida, tema integração policial.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ª ed. São Paulo, Atlas, 2008.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5 ª ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MANSO, Bruno Paes e DIAS, Camila Nunes. A guerra: a ascensão do PCC e o mundo do crime no Brasil. São Paulo: Todavia, 1º ed., 2018.

SOUZA, Antônio Ricardo de. Modelos de gestão na administração pública: uma análise das agências reguladoras. Cuiabá: EDUFMT, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




RHM - Homens do Mato - Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública - Mantida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).