A ATIVIDADE DE INTELIGÊNCIA DE SEGURANÇA PÚBLICA (ISP) COMO FERRAMENTA DE ASSESSORAMENTO AO POLICIAMENTO OSTENSIVO NA PREVENÇÃO AO CRIME DE HOMICÍDIO DOLOSO EM CUIABÁ – MT

Anderson Luiz do Prado, Bruno Rezende Cabral

Resumo


Este artigo abordou a problemática de como a atividade de inteligência de segurança pública, em especial a da Polícia Militar de Mato Grosso, pode atuar no assessoramento ao policiamento ostensivo para prevenir o crime de homicídio doloso no município de Cuiabá – MT e a hipótese foi que a atividade de inteligência de segurança pública pode assessorar o policiamento ostensivo na prevenção do crime de homicídio doloso por meio da análise das causas, motivações e demais circunstâncias dos crimes de homicídio doloso já praticados. Teve como objetivo geral demonstrar o quanto a produção de conhecimento de inteligência é importante no assessoramento do policiamento ostensivo, conceituando a atividade de inteligência de segurança pública, demonstrando sua finalidade de assessoramento, discorrendo sobre o crime de homicídio e analisando de forma quantitativa e qualitativa os dados de homicídios praticados em Cuiabá – MT no ao de 2017. Fora aplicado questionário aos agentes de inteligência que atuam em Cuiabá e pesquisa em inquéritos policiais de homicídio. Ao final confirma-se a hipótese apresentada inicialmente

Palavras-chave


Homicídio - Inteligência de Segurança Pública - Polícia Militar – Assessoramento - Policiamento Ostensivo

Texto completo:

PDF

Referências


ANTUNES, Priscila. SNI & ABIN: Uma leitura da atuação dos serviços secretos brasileiros ao longo do século XX. Editora FGV. 2006.

_____. Institucionalização do SISP. Editora FGV. 2006.

Bíblia Sagrada online. Livro do Gênesis, capítulo 4.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ constituicao.htm >. Acesso em: 17 jan. 2019.

CAPEZ. Fernando. Curso de Direito Penal. Volume 2 – parte especial: art 121 a 212. 18. ed. Atual. - São Paulo: Saraiva Educação, 2018.

DE SOUZA, Izac Omar Prado. Os fatores que influenciaram no cometimento do homicídio na grande Cuiabá em 2006. Disponível em < http://revistacientifica.pm.mt.gov.br/ojs/index.php/semanal/article/view/144>. Acesso em: 22 out. 2018.

GUERREIRO JUNIOR, Silvio Prestes. Estimativa de Inteligência de Segurança Pública, 2018. 34 p. Monografia (especialização latu sensu) – Faculdade de Tecnologia da Curitiba – FATEC PR, Cuiabá, 2018.

ITAGIBA. Ivair Nogueira. Do homicídio. Rio de Janeiro: Revista Forense. 1945.

MATO GROSSO. Decreto Estadual n.º 3.128/2004, que cria o Sistema de Inteligência da Polícia Militar (SIPoM), Cuiabá, MT, mai 2004.

_____. Decreto Estadual n.º 2.033/2013, que dispõe sobre o Sistema de Inteligência de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso – SISP/ MT, Cuiabá, MT.

ODÁLIA, N. O que é violência. 6. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1991. Coleção Primeiro Passos, 85.

POLÍCIA MILITAR DE MATO GROSSO. Portaria n.º 206/DACI-PMMT/2013 que estabelece o Regimento Interno do Sistema de Inteligência da Polícia Militar, Cuiabá, MT.

SENASP. Doutrina Nacional de Inteligência de Segurança Pública (DNISP). 4. ed. Brasilia (DF), 2016.

VITÓRIO, Gilberto Duarte e MARTINS, Edison Antônio de Carli. Vítimas de homicídio na periferia de Cuiabá – MT. Disponível em < http://revistacientifica.pm.mt.gov.br/ojs/index.php/semanal/article/view/369/pdf

>. Acesso em: 22 out. 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




RHM - Homens do Mato - Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública - Mantida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).