DIAGNÓSTICO DAS REDES DE HIDRANTES URBANOS NA CIDADE DE CUIABÁ: NOVO DESAFIO PARA O CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO

Licinio Ramalho Tavares, Jefferson Da Silva Amarante

Resumo


O presente artigo investigou as condições de operação dos hidrantes urbanos das ruas de Cuiabá. Foram realizadas duas vistorias técnicas no local, respectivamente nos meses de dezembro de 2018 e janeiro de 2019, e procedidos testes para verificação visual da existência de vazão e pressão nos mesmos. A importância do planejamento nesta área é medida pelos sinistros evitados e não pelos incêndios extintos. A proteção da vida humana é essencial. O negligenciamento neste aspecto do planejamento não pode ser admitido em qualquer hipótese, atingindo diretamente a segurança pública. Para alcance do objetivo almejado, foi utilizado o método descritivo, com realização de questionários e pesquisa no local. Os resultados obtidos apontam para uma nova atitude na prevenção e busca de treinamentos para a corporação e os órgãos que realizam o controle desse equipamento.


Palavras-chave


Hidrantes - Segurança Pública – Vistorias – Bombeiro - Prevenção.

Texto completo:

PDF

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5667: hidrantes urbanos de incêndio, Rio de janeiro, 1980.

____. NBR 13714: Sistemas de Hidrantes e de Mangotinhos para combate a incêndios, Rio de Janeiro, 2000.

____. NBR 12218, de 30 de julho de 1994. Projeto de rede de distribuição de água para abastecimento público. São Paulo: Associação Brasileira de Normas Técnicas.

____. NBR 5667-1, de 28 de fevereiro de 2006. Hidrantes urbanos de incêndio de ferro fundido dúctil Parte 1 – Hidrantes de Coluna. São Paulo: Associação Brasileira de Normas Técnicas.

POLICIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO, CORPO DE BOMBEIROS. IT-34: hidrante de coluna, São Paulo, 2003.

MATO GROSSO. Lei nº 10.402, de 25 de maio de 2016. Dispõe sobre segurança contra incêndio e pânico no Estado de Mato Grosso e dá outras providências. Publicado em DO n°26785, de 25 de maio de 2016.

PRADO, Celso Scheffer. “Expansão da rede de hidrantes urbanos da cidade de Guarulhos”, monografia apresentada no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais do Centro de Aperfeiçoamento e Estudos Superiores da Polícia Militar do estado de São Paulo, São Paulo, 1998.

Ono. R. (2000). Rede de hidrantes urbanos para proteção contra incêndios em áreas urbanas: A situação atual e seu aprimoramento. Resumos do Congresso Ibérico e V Congresso Ibero – Americano de Energia Solar, São Paulo, SP, Brasil. 10 e 3. (PP. 535-543). Recuperado de http://www.Imc.ep.usp.br/grupos/gsi/wp-content/nutau/ono002.pdf.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




RHM - Homens do Mato - Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública - Mantida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).