AS QUESTÕES DE GÊNERO E O USO DA FORÇA NO PARADIGMA POLICIAL

Rosana Siqueira Galvão Corvoisier

Resumo


Este artigo científico analisa a influência das questões de gênero na designação das mulheres para atividades que envolvam o Uso da Força no Paradigma Policial. O procedimento investigativo ocorreu pelo método dedutivo e o método procedimental utilizado foi documental e de campo, sendo a pesquisa de caráter descritivo com abordagem qualitativa. O problema consiste no questionamento se as questões de gênero influenciam na designação das mulheres para as funções que exigem o uso diferenciado da força na PMMT. O resultado obtido demonstra que o gênero influencia na designação das mulheres para as funções que exigem o uso diferenciado da força, demonstrando que se faz necessário o investimento em políticas para a igualdade dos sexos, bem como melhorias na educação técnica e profissional na PMMT, fins de que as designações para as funções ofertadas sejam baseadas no conhecimento técnico operacional e que a mulher seja reconhecida como uma trabalhadora profissional e capacitada.

Texto completo:

PDF

Referências


BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. 2 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002. 14p.

BRASIL, Portaria Interministerial nº 4.226, de 31 de dezembro de 2010. Estabelece Diretrizes sobre o Uso da Força pelos Agentes de Segurança Pública. Disponível em: < http://www.juridicohightech.com.br/2011/03/portaria-4226estabelece-diretrizes.html>. Acesso em: 13 de jan 2017.

_____,SENASP. Mulheres nas instituições de segurança pública: estudo técnico nacional. Brasília: Ministério da Justiça, 2013.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio d Janeiro, Civilização Brasileira, 2016.

CTNSRF, Secretaria da Receita Federal. Código Tributário Nacional (2007). Disponível em: . Acesso em 10 de dez. 2016.

FACHINETTO, Rochele Fellini. Quando eles as matam elas as matam: uma análise dos julgamentos de homicídio pelo Tribunal do Júri. 2012. Tese (Doutorado em Sociologia) - Programa de Pós-graduação em Sociologia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

MATO GROSSO. Decreto nº 273 de 20 de Outubro de 1983. Criação do Pelotão de Polícia Militar Feminina. Poder Executivo. Mato Grosso, 1983.

___________. Lei nº 529 de 29 de dezembro de 2014. Fixa o efetivo da PMMT, e dá outras providências. Poder Executivo. Mato Grosso, 2004.

___________. SEJUSP. Programa de Qualidade POP: Manual de Procedimentos Operacionais Padrão/ Polícia Militar do Estado de Mato Grosso. Cuiabá: De Liz, 2009.

_________, Diva Maria Oliveira. As mulheres da Polícia Militar de Mato Grosso e o uso ilegal da força: reflexos do referencial masculino na educação informal. Disponível em: http://www.abrapso.org.br/siteprincipal/anexos/AnaisXIVENA/conteudo/pdf/trab_completo_152.pdf>. Acesso em: 18 de jan de 2017.

_________, Diva Maria Oliveira. Atividade policial militar e gestação: Universos compatíveis. Disponível em: < file:///C:/Users/R/Desktop/PÓS%20DH/TEXTOS%20SOBRE%20GÊNERO/UNIVERSO%20POLICIAL%20MILITAR%20E%20GESTAÇÃO.pdf>. Acesso em: 20 de jan de 2017.

METELO, Viviane Silva. A Mulher na PMMT: Relações de Gênero e Poder. Monografia (Bacharel em Segurança Pública), Academia de Polícia Militar Costa Verde, Várzea Grande, 2016.

MUNIZ, Jacqueline. Ser policial é, sobretudo, uma razão de ser: cultura e cotidiano da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. 1999. Tese (Doutorado em Ciência Política) – Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1999.

ONU. Código de Conduta para Funcionários Encarregados de Fazer Cumprir a Lei. Disponível em: < http://www.gddc.pt/direitos-humanos/textos-internacionaisdh/tidhuniversais/dhaj-pcjp-18.html>. Acesso em: 10 de jan de 2017.

____. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em: < http://www.ohchr.org/EN/UDHR/Documents/UDHR_Translations/por.pdf>. Acesso em: 10 de jan de 2017.

____. Princípios básicos sobre o uso da força e armas de fogo pelos funcionários responsáveis pela aplicação da lei. Disponível em: < http://pfdc.pgr.mpf.mp.br/atuacao-e-conteudos-deapoio/legislacao/segurancapublica/principios_basicos_arma_fogo_funcionarios_199 0.pdf>. Acesso em: 10 de jan de 2017

VARGAS, Cesar Sperling; CAGOL, Fernanda. Gestão por competências no serviço público. Revista Conhecimento Online - Universidade FEEVALE, ano 4, v.1, mar 2012.

SCHACTAE, Andréa Mazurok. Vestindo a farda: A identidade da mulher militar na polícia feminina no Paraná em 1977. Disponível em: < http://principo.org/vestindo-a-farda-a-identidade-da-mulher-militar-na.html>. Acesso em: 18 de jan de 2017.

SENASP. Uso diferenciado da Força. Curso de Educação á distância, 2012.

_______. Atuação policial na proteção dos direitos humanos de pessoas em situação de vulnerabilidade: cartilha, 2ª. ed, 2013.

______, SENASP. Mulheres nas instituições de segurança pública: estudo técnico nacional. Brasília: Ministério da Justiça, 2013.

SOARES, Cláudia Regina; MELO, Jane de Sousa. O reconhecimento profissional da mulher na Polícia Militar de Mato Grosso. Disponível em: < file:///C:/Users/R/Desktop/P%C3%93S%20DH/ARTIGO%20%20RECONHECIMENTO%20DA%20MULHER%20PMMT%20(FINAL%20%20CSP).pdf>. Acesso em: 15 de jan de 2017.

TIBURI, Marcia. Judith Butler: Feminismo como provocação. Queer: Cultura e subversões das identidades. Revista Cult, São Paulo, n. 6, p.8-11, jan 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




RHM - Homens do Mato - Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública - Mantida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).