LEI SECA EM CUIABÁ: O PERFIL DO INFRATOR E AS MEDIDAS PREVENTIVAS DE TRÂNSITO

Lucas Maciel, Diego John Guindani Silva, Diva Maria de Oliveira Mainardi

Resumo


Esta pesquisa objetiva identificar o perfil do infrator flagrado conduzindo veículo automotor sob a influência de álcool nas operações da Lei Seca em Cuiabá entre os anos de 2015 a 2019. Entendemos que, uma vez identificado o perfil do infrator, seja possível fortalecer o trabalho já existente em relação às medidas educativas e preventivas de trânsito. O problema desta pesquisa se dá no seguinte questionamento: qual seria o perfil do infrator flagrado conduzindo veículo automotor sob a influência de álcool nas operações Lei Seca em Cuiabá? Uma vez que inexiste trabalhos acadêmicos dedicados à identificação deste tipo de perfil específico, estamos diante de uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo e quantitativo, além de descritivo, fundamentada em fontes documentais da operação Lei Seca em Cuiabá.

Palavras-chave


Lei Seca; perfil do infrator; medidas preventivas; trânsito

Texto completo:

PDF

Referências


ALTHUSSER, L. Ideologia e aparelhos ideológicos de Estado. 3ª. ed. Lisboa: Editorial Presença/Martins Fontes, 1980.

ANTONIO, Severino. Uma nova escuta poética da educação e do conhecimento: diálogos com Prigogine, Morin e outras vozes. São Paulo: Paulus, 2009.

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina; tradução de Maria Helena Kühner. 11ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

BRASIL. Lei n° 9.503 de 23 de setembro de 1997-Código de Trânsito Brasileiro. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9503.htm.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O Que é Educação. São Paulo: Editora Brasiliense, 1981.

ÉTÉVÉ, Philippe; CHAMPY, Christiane (Dir.). Dictionnaire encyclopédique de l ́éducation et de la formation. 2. ed. Paris: Nathan, 1998.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão; tradução de Raquel Ramalhete. 36ª ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Cientifica. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2009.

LEAL, Gabriel Rodrigues. Fundamentos das ciências policiais: da barbárie à segurança pública. Curitiba: CRV. 2016.

Lei 11.705, de 19 de junho de 2008. Altera a Lei no 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro. Disponível em: www.conteudojuridico.com.br.

LIMA, Rita de Cássia Pereira. Sociologia do desvio e interacionismo. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, São Paulo, 2001.

MAINARDI, Diva Maria de Oliveira. A formação de oficiais das polícias militares: trajetória, confluências e conflitos numa perspectiva da educação (2003 a 2014). Tese de Doutorado em Educação. Programa de pós-graduação da Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2017.

MEZZAROBA, O.; MONTEIRO, C. S. Manual de metodologia da pesquisa. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2004.

OLIVEIRA, Maxwell Ferreira de. Metodologia científica: um manual para a realização de pesquisas em Administração. Catalão: UFG, 2011.

RODRIGUES, J. P. P. O currículo interdisciplinar e a educação para o trânsito. Revista Eletrônica de Divulgação Científica. Guarujá- SP, 2007.

SOUZA, Carlos Eduardo de. Nova Lei Seca e as provas no processo penal. Revista Jus Navigandi, Teresina, ano 17, n. 3465, 26 dez. 2012.

Termo de Cooperação Técnica n°052/2014, firmado entre Detran/MT e Secretaria de Estado de Segurança Pública. http://www.iomat.mt.gov.br/?edi_id=2924&%3bpage=20. Acessado dia 31/10/16.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




RHM - Homens do Mato - Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública - Mantida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).