ANÁLISE DO USO DO BRIEFING, DEBRIEFING E DOS CALLOUTS, COMO MECANISMOS DE SEGURANÇA APLICADOS PARA O AUMENTO DA SEGURANÇA OPERACIONAL NAS MISSÕES DE ASA FIXA DO CENTRO INTEGRADO DE OPERAÇÕES AÉREAS DO ESTADO DE MATO GROSSO.

Rodrigo Guides Machado, Marcos Antônio Rodrigues Amorim, Henrique Cesar Gallina Barbosa

Resumo


O presente artigo visa analisar se o uso do briefing, debriefing e dos callouts nas operações de Asa fixa do CIOPAer aumentam a segurança operacional nas missões. Tendo como hipótese que esses mecanismos trazem os riscos inerentes à atividade aérea a níveis aceitáveis. Através do método hipotético-dedutivo, o objetivo geral é verificar o aumento da segurança operacional e os específicos são analisar se o uso do briefing, debriefing e callouts estão sendo utilizados e qual a probabilidade e severidade dos riscos que estão expostos os pilotos do CIOPAer. Foi aplicado questionário a todos os pilotos de asa fixa e os resultados obtidos são de que quanto a gestão de riscos, na visão desses pilotos o uso do briefing e debriefing estão em níveis toleráveis, já o uso dos callouts estão em níveis aceitáveis. Mas observada a teoria de gerenciamento de risco para ambas as três ferramentas os riscos estão em níveis inaceitáveis.


Palavras-chave


Segurança Pública; Aviação de Segurança Pública; Briefing; debriefing; callouts; gestão de risco; segurança operacional; CIOPAer

Texto completo:

PDF

Referências


BEZERRA, F. G. V. GERENCIANDO A SEGURANÇA DE VOO EM UMA UNIDADE AÉREA DE SEGURANÇA PÚBLICA. Revista da Prevenção - Aviação de Segurança Pública., Brasilia, v. 2, 2016.

BRASIL. Código Brasileiro de Aeronáutica. Presidência da República, 19 dez. 1986. Disponivel em: . Acesso em: 08 dez. 2020.

BRASIL. Modelos de Análise de Fatores Humanos. Força Aérea Brasileira. Brasília. 1999.

BRASIL. Treinamento em gerenciamento de recursos de equipes (CORPORATE RESOURCE MANAGEMENT – CRM). Brasilia: DEPARTAMENTO DE AVIAÇÃO CIVIL, 2005.

BRASIL. Vistoria de Segurança Operacional. Força Aérea Brasileira. Brasília, p. 51. 2009.

BRASIL. Manual de fatores humanos no gerenciamento da segurança operacional no SISCEAB. Comando da Aeronáutica. Brasília, p. 82. 2012.

BRASIL. Noções básicas de prevenção de acidentes aeronauticos. Escola de Especialistas de aeronáutica, 2013. Disponivel em: . Acesso em: 28 dez. 2020.

BRASIL. Síntese de relatórios finais. Revista da Prevenção - Aviação de Segurança Pública, Brasília, n. 2, p. 96, 2016.

BRASIL. Regulamento Brasileiro da Aviação Civil nº61. Agência Nacional de Aviação Civil, 20 mar. 2020. Disponivel em: . Acesso em: 09 dez. 2020.

BRASIL. ANACpédia. Agência Nacional de Aviação Civil. Disponivel em: . Acesso em: 28 dez. 2020.

CARNEIRO, P. L. V. COMUNICAÇÃO EFETIVA NA AVIAÇÃO CIVIL. UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA, Palhoça, 2020. Disponivel em: . Acesso em: 26 jan. 2021.

CHIROLI, J. O Acidente do Helicóptero PP-EMT “Águia Uno” da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso: um Estudo de Caso. Várzea Grande : [s.n.], 2009.

COLÉGIO FENIX. Corporate Resource Management - CRM - Fatores Humanos. Slideshare, 25 ago. 2013. Disponivel em: . Acesso em: 08 dez. 2020.

ROVERI, C. A. C. Proposta de Implantação do Serviço de Remoção Aeromédica no Centro Integrado de Operações Aéreas: CIOPAER/MT, com uso de Aeronave de Asa Fixa (Avião). Fortaleza: [s.n.], 2010.

WIKIPEDIA. ALARP. wikipedia. Disponivel em: . Acesso em: 4 fev. 2021.




DOI: https://doi.org/10.56081/2359-5124/homensdomato.v21n02.a4

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




RHM - Homens do Mato - Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública - Mantida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).