UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA DOS DIREITOS HUMANOS E SEUS DESAFIOS ATUAIS

Mariele Schmidt Canabarro Quinteiro, Gabriel Rofdrigues Leal

Resumo


Não há como iniciar uma análise dos Direitos Humanos com um acontecimento, esses direitos não são resultado de um momento histórico. Os Direitos Humanos nasceram com a Humanidade e foram sendo aperfeiçoados, reconhecidos e implementados no decorrer de muitos séculos e por meio de muitas lutas. O que ocorre é que, em cada período histórico, as interfaces dos Direitos Humanos se reconfiguram, pois, em cada período, surgem novas relações sociais e a sociedade se transforma, aparecendo novas necessidades e os desafios desta sociedade para o reconhecimento e implementação dos Direitos Humanos se apresentam de forma também inovadora. Diante disso, neste estudo, de forma tão somente didática, haverá uma delimitação de períodos histórico para iniciar uma análise importante a respeito de como os Direitos Humanos e seus desafios e violações evoluíram até os dias atuais, com o objetivo de compreender as novas violações aos Direitos Humanos na atualidade. Diante disso, neste estudo, de forma tão somente didática, haverá uma delimitação de períodos histórico para iniciar uma análise importante a respeito de como os Direitos Humanos e seus desafios e violações evoluíram até os dias atuais, com o objetivo de compreender as novas violações aos Direitos Humanos na atualidade.

 


Palavras-chave


Perspectiva Histórica. Direitos Humanos. Desafios atuais.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, J. A Lindgren. A Declaração dos Direitos Humanos na Pós Modernidade. São Paulo: Perspectiva, 2005.

ANDERSON, Perry et al. Balanço do neoliberalismo. Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra , p. 23 de setembro de 1995.

__________________. As origens da p—s-modernidade. Zahar, 1999.

BAUMAN, Zygmunt. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Editora Schwarcz-Companhia das Letras, 2004.

BARROCO, Maria Lucia Silva. O significado sócio-histórico dos Direitos Humanos e o Serviço Social. In: Palestra da Conferência Mundial de Serviço Social da Federação Internacional de Trabalho. Salvador, BA. 2008.

BECK, Ulrich et al. Sociedade de risco. São Paulo: Editora, v. 34, p. 49-53, 2010.

BIELEFELDT, Heiner. Filosofia dos direitos humanos (trad. DankwartBernsmüller). São Leopoldo: Unisinos, p. 158, 2000.

BOSCHETTI, Ivanete. Assistência social e trabalho no capitalismo. Cortez Editora, 2018.

BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. Modernidade, pós-modernidade e neoliberalismo. 2011.

_____________________________. Modernidade neoliberal. Revista brasileira de ciências sociais, v. 29, n. 84, p. 87-102, 2014.

CARBONARI, Paulo César. Globalização e direitos humanos: identificando desafios. Direitos humanos internacionais: avanços e desafios no início do século XXI. Recife: dhINTERNACIONAL, 2001.

CATAIA, Márcio. Civilização na encruzilhada: globalização perversa, desigualdades socioespaciais e pandemia. Revista Tamoios, v. 16, n. 1, 2020

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. Neoliberalismo e subjetivação capitalista. Revista Olho da História, v. 22, 2016.

DE OLIVEIRA, Manfredo Araujo. Ética e sociabilidade. Edições Loyola, 1993.

FENSTERSEIFER, Tiago. Direitos fundamentais e proteção do ambiente: a dimensão ecológica da dignidade humana no marco jurídico-constitucional do Estado Socioambiental de Direito. 2008.

HARVEY, David. Uma breve história do neoliberalismo . Oxford University Press, EUA, 2007.

IANNI, Octávio, 1926- Teorias da Globalização / Octávio Ianni. – 14ª ed. – Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007

IMMANUEL KANT. A Fundamentação da Metafísica dos Costumes. São Paulo: Abril Cultural, 1974.

JOMO, Kwame Sundaram; SUNDARAM, Jomo Kwame; BAUDOT, Jacques (Ed.). Flat world, big gaps: economic liberalization, globalization, poverty and inequality. Zed Books, 2007

MÉSZÁROS, István. A crise estrutural do capital. Boitempo Editorial, 2020.

PIOVESAN, Flávia C. Direitos humanos: desafios e perspectivas contemporâneas. Direitos humanos: desafios e perspectivas contemporâneas, 2009.

__________, Flávia Cristina. Direitos humanoshumanos e constitucional internacional. Revista Brasileira de Direito Constitucional , v. 1, n. 1, pág. 147-161, 2003.

SARLET, Ingo Wolfgang. As dimensões da dignidade da pessoa humana: construindo uma compreensão jurídico-constitucional necessária e possível. Revista brasileira de direito constitucional, v. 9, n. 1, p. 361-388, 2007.

SANTOS, Milton. Por uma globalização mais humana. Santos M, organizador. O país distorcido: o Brasil, a globalização e a cidadania. São Paulo: Publifolha, 2012.

_____________. Por uma outra Globalização: do pensamento único à consciência universal. 10. Ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.

TEREZO, Cristina Figueiredo. A atuação do Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos na defesa dos direitos econômicos, sociais e culturais. Belém: UFPA, v. 483, 2011.




DOI: https://doi.org/10.56081/2359-5124/homensdomato.v22n01.a9

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




RHM - Homens do Mato - Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública - Mantida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).