A POLÍCIA MILITAR E A TRANSFORMAÇÃO DOS MODELOS DE SEGURANÇA PÚBLICA: desafios e perspectivas para a sociedade contemporâneo

Waldir Jorge Vicentin de Oliveira

Resumo


Este artigo científico aborda a evolução histórica da Polícia Militar e os desafios enfrentados pela instituição na sociedade contemporânea. Por meio de uma pesquisa bibliográfica detalhada, são identificados modelos de segurança pública ao longo do tempo, analisando seu impacto na atuação da Polícia Militar atualmente. O estudo discute questões como o aumento da criminalidade, mudanças nos padrões de delitos e a importância da relação entre a Polícia Militar e a comunidade. Com base nos resultados, são propostas estratégias para fortalecer a instituição e enfrentar os desafios atuais, contribuindo para uma segurança pública mais eficiente e alinhada com as necessidades da sociedade.

Palavras-chave


Polícia Militar, segurança pública, evolução, desafios, sociedade contemporânea.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, L. Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Disponível em: . Acesso em: 29 jul. 2023.

ALVES, S. Três exemplos do uso de tecnologia para combater a criminalidade | GZH. Disponível em: . Acesso em: 29 jul. 2023.

DE, A. Parceria com UNIPÊ garante reforço de tecnologia usada pela Polícia Militar da Paraíba - Polícia Militar da Paraíba. Disponível em: . Acesso em: 29 jul. 2023.

ESTEVÃO. PM conta com nova tecnologia para planejamento de operações no Estado. Disponível em: . Acesso em: 29 jul. 2023.

ESTEVÃO. PM conta com nova tecnologia para planejamento de operações no Estado. Disponível em: . Acesso em: 29 jul. 2023.

FEIRA i9, HOME | Feira de Inovação Tecnológica da Polícia Militar de Minas Gerais. Disponível em: . Acesso em: 31 jul. 2023.

GUITARRARA, Paloma. "Violência urbana"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/violencia-urbana.htm. Acesso em 29 de julho de 2023.

Polícias militares têm origem no século 19. Disponível em: . Acesso em: 29 jul. 2023.

RÁDIO SENADO. CSF debate uso de tecnologia e da inovação na segurança pública. Disponível em: . Acesso em: 29 jul. 2023.

Segregação e desigualdades nos centros urbanos - Brasil Escola. Disponível em: . Acesso em: 29 jul. 2023.

SIMÕES, Moacir, A História da Brigada Militar – Para fins Didáticos e de Palestras. Editora APESP, POLOST, 2002, Porto Alegre.

SOUZA, Benedito Celso de. A polícia Militar na Constituição. Ed. Universitária de Direito, 1986, São Paulo.

UNIZ, Jaqueline. A Crise de Identidade das Polícias Militares Brasileiras: Dilemas e Paradoxos da Formação Educacional. Security and defense Studies Review. Rio de Janeiro, p 192, v.1, PP 177-198,2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




RHM - Homens do Mato - Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública - Mantida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).