ALTERNATIVAS TÁTICAS DO PROCESSO DE GERENCIAMENTO DE CRISES POLICIAIS: UMA NOVA PERSPECTIVA TEÓRICA

Marco Antonio da Silva

Resumo


O objetivo do artigo é propor uma nova perspectiva teórica sobre as alternativas táticas da doutrina de gerenciamento de crises policiais, atualizando sua categorização para facilitar as aplicações práticas e melhorar as análises estatísticas, especialmente sobre a negociação tática e sobre as intervenções realizadas pelos operadores táticos nas ocorrências críticas. Como metodologia utilizou-se de pesquisa bibliográfica com abordagem quantitativa e qualitativa de análise dos dados. Os resultados apresentaram 251 ocorrências críticas atendidas pelas equipes especializadas do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Paraná (PMPR) de 2003 a maio de 2023, perfazendo 20 anos de registros. Conclui-se que a negociação é a alternativa mais aplicada nas crises, e a opção “negociação tática” esteve presente na maioria das respostas que terminaram em ações táticas, justificando a nova perspectiva sugerida. Além disso, os dados demonstraram a necessidade de se propor uma reorganização das opções relativas às ações táticas, principalmente pelo fato de que os desfechos de algumas crises não se enquadraram em nenhuma das opções existentes.


Palavras-chave


Ciências Policiais. Gerenciamento de Crises. Alternativas Táticas. Negociação Policial

Texto completo:

PDF

Referências


BALKO, R. Rise of the warrior cop: the militarization of America’s police forces. New York: Public Affairs, 2014.

DOERING, P. Crisis cops: the evolution of hostage negotiations in America. Lavergne, TN: CreateSpace Independent Publishing Platform, 2016.

LUCCA, D. V. D. Alternativas táticas na resolução de ocorrências com reféns localiza-dos. 145f. Monografia (Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais – II/01) – Centro de Aperfei-çoamento e Estudos Superiores da Polícia Militar do Estado de São Paulo – PMESP, São Paulo, 2002.

LUCCA, D. V. D. Doutrina de gerenciamento de crises. In: SÃO PAULO. Polícia Militar do Estado de São Paulo. Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE). Curso de negociação em crises com reféns. São Paulo, 2004. 20 slides.

McMAINS, M. J.; MULLINS, W. C. Crisis negotiations: managing critical incidents and hostage situations in law enforcement and corrections. 5. ed. Waltham, MA: Anderson Pub-lishing, 2014.

MONTEIRO, R. C. et al. Gerenciamento de crises. 7. ed. Brasília: Departamento de Polícia Federal, 2008. Apostila.

PARANÁ. Polícia Militar do Paraná. Diretriz do Comando-Geral n. 001, de 15 de janeiro de 1992. Emprego dos Comandos e Operações Especiais da Companhia de Polícia de Cho-que. Curitiba: PMPR, 1992.

PARANÁ. Polícia Militar do Paraná. Diretriz do Comando-Geral n. 005, de 21 de novem-bro de 2011. Regula o Gerenciamento de Crises na PMPR. Curitiba: PMPR, 2011.

PARANÁ. Polícia Militar do Paraná. Portaria do Comando-Geral n. 930, de 17 de setem-bro de 2019. Define a data de criação da Equipe de Negociação da Polícia Militar do Paraná. Curitiba: PMPR, 2019.

PONTES, V. W. Operações policiais militares e administração de crises. Curitiba: PMPR, 2000. Apostila.

SALIGNAC, A. O. Negociação em crises: atuação policial na busca da solução para eventos críticos. São Paulo: Ícone, 2011.

SILVA, M. A. Gerenciamento de crises policiais. Curitiba: InterSaberes, 2016.

SILVA, M. A. Primeira intervenção em crises policiais: teoria e prática. 3. ed. Curitiba: AVM, 2020.

SILVA, M. A.; RONCAGLIO, O. L. Gestão de crises e conflitos no contexto da segurança pública. In: MEDEIROS, D. B. (org.). Mediação de conflitos. Indaial: UNIASSELVI, 2021. p. 131-203.

SILVA, M. A.; RONCAGLIO, O. L. Negociação e gestão de conflitos de segurança. Curiti-ba: IESDE, 2020.

SILVA, M. A.; SILVA, L. F.; RONCAGLIO, O. L. Negociação em crises policiais: teoria e prática. Curitiba: CRV, 2021.

SOUZA, W. M. Gerenciamento de crises: negociação e atuação de grupos especiais de po-lícia na solução de eventos críticos. 131f. Monografia (Curso de Aperfeiçoamento de Ofici-ais – II/95) – Centro de Aperfeiçoamento e Estudos Superiores da Polícia Militar do Estado de São Paulo – PMESP, São Paulo, 1995.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




RHM - Homens do Mato - Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública - Mantida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).