Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista “Homens do Mato” é um periódico semestral da Polícia Militar do Mato Grosso, cuja articulação e rede de difusão objetiva fomentar as boas práticas e compartilhamento de experiências na/ com as Organizações Policiais Civis e Militares, Instituições de Ensino Superior e a Sociedade Civil, no campo da Segurança Pública.

Políticas de Seção

Artigos

A seção se destina à publicação de artigos nos formatos de publicação exigidos pela Revista Homens do Mato, nos três eixos e suas respectivas linhas, a seguir:

a) Eixo 1: Polícia e Direitos Humanos:

I- Infância e Juventude;

II- Mulheres;

III- Idosos;

IV- Minorias

V – Questões Étnicas e Raciais

VI – Movimentos Sociais.

VII – Educação e Direitos Humanos.

VIII – Tecnologia Policial e Direitos Humanos.

IX – Meio Ambiente.

X - Saúde física e mental do Profissional de Segurança Pública.

b) Eixo 2:Violências, Conflitualidades e Cidadania:

I – Violências e Conflitualidades;

II – Violência Escolar;

III – Violência Intrafamiliar;

IV – Ação para cidadania;

V – Representações Sociais.

c) Eixo 3: Gestão e Políticas Públicas:

I- Organização e Métodos aplicados à Polícia;

II- Boas Práticas;

III- Accountability;

IV- Controle Social;

V- Inteligência de Segurança Pública.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relatórios de Viagens de Estudos e Experiência Profissional

Relatório de Viagem de Estudo e Experiência Profissional (RVEEP) é o texto produzido dentro dos padrões e normas da ABNT (conforme formato adotado pela RHM) e que contém o relato das experiências observadas e adquiridas em missão oficial de estudo, dentro ou fora do Estado de Mato Grosso ou do país, autorizada ou determinada pelo nível estratégico dos órgãos de Segurança Pública ou que relate experiência profissional que apresente relevância para a Segurança Pública.

Para ser publicado o RVEEP deve ser considerado de caráter público, em razão do conhecimento produzido, conforme julgamento da autoridade delegante.

O texto deverá conter o objetivo da missão de estudo, com relato do quadro situacional do campo observado, pontos positivos e negativos da experiência vivenciada. E, fundamentalmente, a contribuição do vivido.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

A resenha crítica, além de resumir o texto, faz uma avaliação onde se levanta os principais pontos (positivos e negativos). É marcada pela opinião do autor da resenha em forma de recensão. Segue o padrão de formatação adotado pela seção de artigos da RHM.

Deve ser feita por quem tenha conhecimento da obra ou teoria que está sendo resenhada e conter:

1) o título da obra resenhada e sua referência bibliográfica;

2) dados do autor da obra resenhada;

3) apontar os principais pontos da obra, com síntese de seu conteúdo;

4) posicionamento crítico do autor da resenha.

Notas Técnicas

A Nota Técnica (NT) consiste em análise técnica de assunto referente à Segurança Pública, realizada de maneira abrangente onde se leve em conta o contexto histórico, social e jurídico, bem como a pertinência da matéria abordada de maneira formal e impessoal.

A NT propõe diversas linhas de ação aos tomadores de decisão, através de informações relevantes. Ela é composta por três partes: a) Introdução (onde se encontram os marcos históricos, sociais e jurídicos); b) Desenvolvimento (contexto técnico com o parecer); e c) Conclusão (sugestões e proposições)

Entrevistas

Os textos publicados nesta seção (ENT) são resultados de entrevistas realizadas com personalidades ligadas direta ou indiretamente à área de segurança pública em abordagem que contemple temáticas de interesse ou narrativas que descrevam trajetórias práticas de gestão, estudo, extensão, pesquisa, tec., ligadas à questão.

Seção Informativa

A Seção Informativa (SI) é destinada à prestação de serviço de utilidade pública, divulgando dados de trabalhos acadêmicos (tcc, monografias, dissertações, teses, etc.) e eventos (encontros, fóruns, seminários, debates, etc.) que se referem à área da segurança pública.

Processo de Avaliação pelos Pares

A publicação dos trabalhos está condicionada a pareceres de membros do Conselho Editorial e colaboradores convidados, garantido o anonimato de autores e pareceristas no processo de avaliação pelo processo peer review.

Eventuais sugestões de modificação de estrutura ou conteúdo, por parte da Editoria, serão previamente acordadas com os autores.

Não serão admitidos acréscimos ou modificações depois que os textos forem entregues para composição.

Periodicidade

Atualmente, o periódico apresenta caráter semestral de publicação.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.