Histórico do periódico

A Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública da Policia Militar do Estado de Mato Grosso (PMMT), intitulada “Homens do Mato”, teve seu primeiro volume, publicado no ano de 2005 (jul/dez), no comando do então Comandante Geral Coronel PM Coronel Leovaldo Emanoel Sales da Silva.

O lançamento da revista foi um marco na história da instituição em razão do incentivo a produção cientifica na área de Segurança Pública gerado pela edição da revista. A gênese jurídica se deu através da Portaria nº 003/APMVC, de 12 de julho de 2005, que criou a revista baseada em processos metodológicos para a construção de conhecimento acadêmico, além de oportunizar o corpo docente e discente a publicar artigos científicos relacionados ao perfil de cada curso da instituição. As normas de edição foram aprovadas pela Portaria nº 004/APMCV, de 12 de julho de 2005, que estabeleceu a periodicidade semestral para revista.

O Conselho Editorial da revista era composto pelos membros Coronéis PM Leovaldo Emanuel Sales da Silva (Presidente), Benedito Mário de Moraes Souza (Vice-Presidente); Carlos Estevão de Souza Figueiredo; Tenentes-coronéis PM Pedro Sidney Figueiredo de Souza (Secretário); Jorge Catarino Morais Ribeiro; Antônio Roberto Monteiro de Morais; Joelson Geraldo Sampaio; Evandro Roxo Medeiros (Jornalista); Majores PM Wilquerson Felizardo Sandes; Celso Henrique Souza Barboza; Edson Benedito Rondon Filho; Maurozan Cardoso da Silva; Rhaygino S. Rodrigues Setúbal; Capitães PM Adriana de Souza Metello; Flávio Ramalho dos Santos; Segundo-tenente PM Edilson Carvalho Junior (Diagramador) e os Professores Msc. Lúcia Regina de Souza e Msc. Orivaldo Peres Bergas.

Algumas características marcaram a Revista Homens do Mato (RHM) como a capa que reproduz fotografia das unidades policiais militares da PMMT e a contracapa (fundo) que divulga o Hino de Mato Grosso, cuja letra é de autoria de Dom Francisco de Aquino Correa.

O Vol.1 nº 0 (2005) da RHM teve como foto de capa a fachada do 1º Batalhão de Polícia Militar.

A edição de nº 1 (2006), também, teve como foto de capa a fachada do 1º BPM.

Em 2007, a edição de n° 2 contou na capa com a foto do Comando Geral da Polícia Militar, com destaque ao helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOpAer) da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso.

A edição de nº 3 (2008), teve como capa a foto aérea da Academia de Polícia Militar Costa Verde.

O ano de 2009 foi marcado pela edição nº 4 da RHM, cuja capa foi a foto do Tenente Coronel PM Ubaldo.

A obviedade da dinâmica do contexto social conduziu a RHM a adequações necessárias para cumprimento de seu papel de fomento e incentivo à pesquisa na área de Segurança Pública, o que exigiu um novo formato. Nessa perspectiva, a PMMT aderiu ao Sistema Eletrônico de Editoração de Revista (SEER) e ao Open Journal System (OJS) para facilitar o acesso aos leitores, autores e membros do Corpo Editorial da RHM e no ano de 2014 lançou o primeiro volume digital da RHM.

A partir do ano de 2017 a RHM passou a ter edição semestral para atendimento da demanda de submissões, adequando-se ao calendário de edições da seguinte forma: janeiro a junho / julho a dezembro.