A ATUAÇÃO DO GEFRON NA FISCALIZAÇÃO DO TRÁFICO DE DROGAS NA FRONTEIRA MATO GROSSO/BOLÍVIA

Paulo Hernandes Rodrigues Meneses

Resumo


 Esta pesquisa tem o objetivo de analisar a eficácia das ações policiais do Grupo Especial de Fronteira (GEFRON) no combate ao tráfico de drogas na faixa de fronteira Brasil - Bolívia e ainda verificar se a atuação do policiamento na área de fronteira Brasil – Bolívia, visando o combate ao tráfico de substâncias entorpecentes, tem surtido efeito em relação ao que se propõe. A questão principal deste intento é delinear uma resposta à questão da eficácia do GEFRON em relação à qualidade do serviço prestado.

Palavras-chave


Tráfico; drogas; policiamento; fronteira.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Constituição da Republica Federativa do Brasil de 1988. São Paulo: Saraiva, 2000.

BRASIL. Ministério da Integração Nacional & Grupo Retis. Proposta de reestruturação do programa de desenvolvimento da faixa de fronteira. UFRJ e Ministério da Integração Nacional: Brasília, 2004, disponível em , acesso em 15 mai 2008.

BRASIL. Lei n. 6.634, de 02 de maio de 1979. Disponível em , acesso em 20 mai 2008.

BRASIL. Secretaria Nacional Antidrogas. Conselho Nacional Antidrogas. Disponível em , acesso em: 03 jun. 2008.

MACHADO, Lia Osório. O comércio de drogas e a geografia da integração financeira: uma simbiose?. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.

MATO GROSSO. Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública. GEFRON. Disponível: http://www.seguranca.mt.gov.br/GEFRON.php, acesso em 21 mai 2008.

MATO GROSSO. Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso. Lei Complementar nº 231, de 15 de Dezembro de 2005. Disponível em , acesso em 15 jun. 2008.

MATO GROSSO. Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública. Missão do GEFRON. Disponível em , acesso em: 20 mai 2008.

STEIMAN, Rebeca. O Mapa da droga. Monografia apresentada ao Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: UFRJ, nov. de 1995.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




RHM - Homens do Mato - Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública - Mantida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).