A ATIVIDADE FÍSICA COMO INSTRUMENTO DE COMBATE AO ESTRESSE E MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DO POLICIAL MILITAR DE MT

Anderson Luiz da Silva

Resumo


Buscou-se comprovar a importância cada vez maior da atividade física, com objetivos específicos (educação física – treinamento físico, etc.), para melhoria da qualidade de vida do policial militar. A atividade física é fator preponderante para redução dos níveis de estresse em que se encontram os policiais militares de Mato Grosso. Em 2009 uma pesquisa de natureza qualitativa e comparativa envolveu 60 policiais militares do BOPE e QCG/PMMT de ambos os sexos, idade entre 25 e 35 anos e com 10 anos de profissão. Optou-se pela elaboração de dois questionários, com questões fechadas com Levantamento de Fonte de Estresse e outro com Inventário de Sintomas de Estresse para Adulto (Lipp) com dois quadros de perguntas fechadas, relativo às fases do estresse I Alerta, II Ultrapassado Alerta e III - Resistência ou Exaustão. Após a análise dos dados verificou-se a alta incidência do estresse, manifestada pelos policiais militares pesquisados. Com os resultados obtidos, pode-se concluir que policiais militares que praticam atividade física estão menos suscetíveis ao estresse e aqueles que pouco, ou não pratica a atividade física estão mais vulneráveis. Assim, pode-se asseverar que a atividade física é muito útil na redução do estresse, além de melhorar o organismo, músculos, articulação e ossos. 

Palavras-chave


Estresse; Policial Militar; Atividade Física.

Texto completo:

PDF

Referências


ALLEGRETTI, Juliana. Níveis de estresse, fatores estressores e estratégias de enfrentamento em mulheres. 2006. 70f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) Centro de Ciências da Vida – Pontifícia Universidade Católica de Campinas, São Paulo. 2006.

BARBANTI, Valdir J. Dicionário de Educação Física e Esporte. 2 Edição. São Paulo. Ed. Manoele. 2003.

BARBOZA, Celso Henrique Souza & SANDES, Wilquerson Felizardo. Educação física Policial Militar: Uma proposta de vida saudável. Rev. e Publicação – Set. 2002.

CAPRA, F. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 1999.

DE MASI, Domenico. O futuro do trabalho: fadiga e ócio na sociedade pós-industrial. 3ª ed. Rio de Janeiro: Editora José Olympio Ltda e Brasília Ediit. Da UNB 2000.

DOUGLAS, Carlos Roberto. Tratado de fisiologia aplicada às ciências médicas. 6. ed. – Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

FURASTÉ, Pedro Augusto. Normas Técnicas para o Trabalho Científico: Explicitação das normas da ABNT. 13 ed. Porto Alegre: s.n., 2005.

GEBARA, A. Educação Física e esportes no Brasil: perspectivas (na historia) para o século XXI. In: MOREIRA, W. W. (Org.). Educação Física & esportes: perspectivas para o século XXI. Campinas-SP: Papirus, 1992.

LIMONGI FRANÇA, Ana Cristina & Rodrigues, Avelino Luiz. Estresse e trabalho: uma abordagem psicossomática. 2. ed. – São Paulo: Atlas, 1999.

LIPP, Marilda Novaes e MALAGRIS, Lúcia Novaes. Manejo do estresse. In: RANGÉ, Bernard. Psicoterapia comportamental e cognitiva: pesquisa, prática, aplicações e problemas. Campinas: PSY, 1995.

SELYE, H. Estresse a tensão da vida. 2ª ed. São Paulo: Ibrasa: 1965.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




RHM - Homens do Mato - Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública - Mantida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).