A DIREÇÃO POLICIAL PREVENTIVA COMO POSSIBILIDADE DE CONTROLE DO NÚMERO DE ACIDENTES COM VÍTIMAS NA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO

André Wilian Dorileo

Resumo


A mortalidade no trânsito brasileiro vitimiza em algumas cidades mais pessoas do que a própria violência urbana. Num trânsito cada vez mais numeroso, frequentado e concorrido, a disputa entre as pessoas passa a ser por um espaço ou a necessidade cada vez maior de economia do tempo para se chegar aos destinos. Os abusos, a falta de consciência, de habilidade e de técnicas seguras de condução de veículos automotores tem sido preponderante na incidência de acidentes com vítimas. Este trabalho trata do treinamento de condução de veículos oficiais e sua aplicação na Polícia Militar do Estado de São Paulo, bem como na Polícia Militar do Estado de Mato Grosso. Através de um estudo exploratório e comparativo, sugerimos a implantação da doutrina de direção policial preventiva, da corporação paulista, a qual a analisamos, discutimos e comparamos. Buscando indicativos que nos trouxessem a aplicabilidade desta mesma doutrina na PMMT, vislumbrando o controle de acidentes, bem como a preservação de vidas no trânsito. A pesquisa de campo, quantitativa, buscou as percepções desses atores envolvidos, policiais militares motoristas de Mato Grosso, com a finalidade de identificar acerca da constatação e/ou necessidade de treinamento específico para a condução de viaturas.

Palavras-chave


Direção Policial; Motorista;Preservação de vidas

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Brasília: Senado Federal, 2008.

BINENBOJM, Gustavo. Uma Teoria do Direito Administrativo. Rio de Janeiro: Renovar, 2006, p. 308.

BRESSER PEREIRA, L. C.; SPINK, P. K. Reforma do Estado e administração pública gerencial. 4.ed. Rio de Janeiro : FGV, 2001.

CAHALI, Yussef Said. Responsabilidade civil do estado. São Paulo: RT, 1988, p. 141. apud STOCO, Rui. Responsabilidade civil e sua interpretação jurisprudencial. 4. ed. rev. atual. ampl. São Paulo: RT, 1999, p. 515.

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos humanos. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

CRETELLA JR. José. O estado e a obrigação de indenizar. São Paulo: Saraiva1980, p. 239. apud STOCO, Rui. Responsabilidade civil e sua interpretação jurisprudencial. 4. ed. rev. atual. ampl. São Paulo: RT, 1999, p. 514.

DETRAN. Paraná. Disponível em . Acesso em 24Abr2006.

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito administrativo. São Paulo: Atlas, 2003.

GONÇALVES, Carlos Roberto. Responsabilidade civil. 7. ed. atual. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2002, p. 197.

MATO GROSSO, Assembléia Legislativa de. Disponível em: . Acesso em 30Jun09.

______. Polícia Militar do Estado de. Boletim do Comando Geral. Disponível em: http://www.pm.mt.gov.br. Acesso em 30Jun09.

MORAES, Alexandre de. Reforma Administrativa. Emenda Constitucional nº 19/98. 3. ed. São Paulo : Atlas, 1999.

MOREIRA NETO, Diogo de Figueiredo. Curso de Direito Administrativo. Rio de Janeiro: Ed. Forense, 2002, p. 143.

NUNES, José Mauro. O Motorista Policial – Só a direção defensiva não basta. CAO/PMESP. 1996. p. 21 a 23.

PLANIOL, Marcelo; RIPERT, Jorge. Tratado práctico de derecho civil francés. Tradução ao espanhol de Mário Diaz Cruz. Havana: Cultural, 1946. v. VI. p. 667.

ROZESTRATEN, Reinier J. A. Psicologia do Trânsito: Conceitos e Processos Básicos. São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo, 1988.

SÃO PAULO, Polícia Militar do Estado de. Despacho Nº PM3-008/03/08, de 24Jan08, constante do Boletim Geral da PMESP. 2008.

SILVA, Carlos Eduardo de Jesus Gomes da. Entrevista mediante Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. 2009.

STOCO, Rui. Responsabilidade civil e sua interpretação jurisprudencial. 4. ed. rev. atual. ampl. São Paulo: RT, 1999, p. 502.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




RHM - Homens do Mato - Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública - Mantida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).