POLÍCIA DA FAMÍLIA: UMA EXPERIÊNCIA ACREANA

Estephan Elias Barbary Neto

Resumo


Este artigo apresenta a experiência do policiamento comunitário desenvolvido no Estado do Acre através do projeto Polícia da Família executado e coordenado pelas polícias Civil e Militar e a filosofia de Polícia Comunitária como estratégia para o envolvimento da comunidade no combate à escalada da violência, redução do medo do crime e aumento da sensação de segurança das pessoas conforme prevê a Constituição Federal de 1988 a qual determina Segurança Pública como dever do Estado, direito e responsabilidade a todos. 

Palavras-chave


Policiamento Comunitário; Filosofia; Violência; Segurança Pública

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Constituição Federal. 5.ed. Organização de texto por Luiz Flávio Gomes. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2003.

GOMES, Maria da Graça dos Santos. Fundamentação Teórica. In: GOMES, Maria da Graça dos Santos. Sentir-se Aceito: É o Que o Jovem ou Adulto Espera de seu Educador no Processo de Alfabetização. Brasília: Universidade Brasília, 2005. p.21.

LARRUBIA, Bruno. O que é Cidadania? Disponível em: Acesso em: 30 jun.2008.

LOPES, Paulo Marino; MESALIRA, Sidney. Doutrina de Policia ostensiva II. PMESP, Academia de Policia Militar do Barro Branco, São Paulo, 1995.

MACHADO, Sibá. Diário do Senado Federal. Disponível em: Acesso em: 26 jun.2008.

MIQUILINO, Carmem Verônica Fanaia. Policia Comunitária no Município de Campo Grande-MS. OAB, 18/02/03. Disponível em: Acesso em: 20 jun. 2008.

RODRIGUES, Wankley Correa. Atuação dos Conselhos Comunitários de Segurança dos bairros Pedregal e Planalto em Cuiabá-MT. Várzea Grande: APMCV/PMMT, 2007.

ROLIM, Marcos. A Síndrome da Rainha Vermelha: Policiamento e Segurança Pública no Século XXI. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.; Oxford, Inglaterra: Universidade of Oxford, Centre for Brasilian Studies, 2006

SKOLNICK, Jerome H e BAYLEY, David H. Policiamento Comunitário: Questões e Práticas através do mundo. Trad. Ana Luisa Amêndola Pinheiro. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2002. ( Série Polícia e sociedade; n.6, organização: Nancy Cárdia).

TROJANOWICK, R. e BUCQUEROUX, B. Policiamento Comunitário – como começar. Rio de Janeiro: Polícia Militar do Rio de Janeiro. 1994.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




RHM - Homens do Mato - Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública - Mantida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).