AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO ENTRE POLICIAIS MILITARES DO 8º COMANDO DE POLICIAMENTO DE ÁREA DE SORRISO – MT.

Claudio Fernando Carneiro Souza

Resumo


Este trabalho visa identificar, mensurar e analisar os aspectos que interferem na qualidade de vida no trabalho na sede do 8º Comando de Policiamento de Área de Sorriso - MT, através da percepção dos policiais militares que exercem funções na atividade fim da Polícia Militar. Utilizou-se do método de estudo de caso como estratégia de investigação. A pesquisa de campo, descreveu a percepção dos policiais militares em relação à satisfação no ambiente de trabalho, a opinião destes em relação à qualidade de vida no trabalho. O estudo teve como resultado uma  crítica em relação ao tema, sendo apontado como importante o equilíbrio entre horas extensas de trabalho e descanso, oferta de cursos profissionais, liberdade para realizar críticas construtivas, igualdade de tratamento, equilíbrio entre trabalho e convívio familiar. A pesquisa poder oferecer ao gestor do 8º Comando de Policiamento de Área, informações importantes a serem tratadas ao alcance da valorização humana, maior produtividade e eficiência na prestação de serviços.

Palavras-chave


Qualidade de vida; trabalho; satisfação; Polícia Militar.

Texto completo:

PDF

Referências


ASFORA, Silvia Cauás. Qualidade de vida no trabalho de policiais militares da região metropolitana de Recife: [s.n], 2004. 186 f; Dissertação (Mestrado em Administração) Universidade Federal de Pernambuco, 2004.

BOM SUCESSO, Édina. Relações Interpessoais e Qualidade de Vida no Trabalho. 1ª edição. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002.

BOWDITCH, James L. Elementos do Comportamento Organizaciona. São Paulo: Pioneira, 2002.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: s. ed., 2006.

______. Os novos paradigmas: como as mudanças estão mexendo com as empresas. 5ª Edição. São Paulo: Manole, 2008.

CONTE, Antônio Lázaro. Qualidade de Vida no Trabalho: funcionários com qualidade de vida no trabalho são mais felizes e produzem mais. Revista FAE Business, n.7, Nov.2003. Disponível em:

DAVID, Lamartine Moreira Lima e BRUNO FARIA, Maria de Fátima. Qualidade de Vida no Trabalho: construção e validação de uma escala em organizações militares do Exército. R.Adm, v42, n.4, p.431-442, São Paulo, out./nov./dez.2007.

FACHIN, Odília. Fundamentos de Metodologia. 4ª ed. São Paulo: Saraiva, 2003.

FERNANDES, Eda. Qualidade de Vida no Trabalho. 2ª ed. São Paulo: Casa da Qualidade, 1997.

FURASTÉ, Pedro Augusto. Normas Técnicos para os trabalho científico: Elaboração e Formulação. Explicitação das Normas da ABNT. 14. Ed. Porto Alegre: s.ed., 2007.

GIL, Antônio Carlos. Gestão de Pessoas: enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas; 2005.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍTICA (IBGE), Disponível em:

KRUMM, Diane J. Psicologia do Trabalho: uma introdução a psicologia industrial/organizacional. Rio de Janeiro: LTC, 2005.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Qualidade total em serviços. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

LIMOGI-FRANÇA, Ana Cristina. Qualidade de Vida no Trabalho – QVT. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

MARRAS, Jean Pierre. Administração de Recursos Humanos: Do operacional ao estratégico. 3. ed. São Paulo: Futura, 2000.

______. Administração da remuneração tradicional e estratégica: elementos de estatística aplicada, normas legais, benefícios. São Paulo: Pioneira, 2002.

MATO GROSSO, Lei nº 5514 de 25 de setembro de 1989. Lei de fixação do efetivo da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso. Poder Executivo do Estado de mato Grosso.

______. Lei nº 231 de 15 de dezembro de 2005. Estatuto dos servidores militares. Disponível em: http://www.pm.mt.gov.br/legislação/2005%20-Lei%Complementar%20231%20-%20Estatuto%20dos%20Militares.pdf, acesso em: 9 de jul.2009.

RABIA, Selim & CHRISTOPOULOS, Tânia Pereira. Incompatibilidade entre vida pessoal e vida profissional dos gestores na era do conhecimento. Revista de Gestão USP, São Paulo, FEA/USP- PPGA.v. 15, n.3, Jul. –set 2008.

OLIVEIRA, Sílvio Luiz de. Tratado de Metodologia Científica: Projetos de Pesquisa, TGI, TCC, Monografias, Dissertação e Teses. 2ª edição, São Paulo: Pioneira, 1999.

RODRIGUES, Marcus Vínicius Carvalho. Qualidade de Vida no Trabalho. 10. ed. São Paulo: Vozes, 2007.

TOMAZI, Nelson Dacio. Iniciação à Sociologia. S.l.: Editora Atual, [ 198-?].


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




RHM - Homens do Mato - Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública - Mantida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).