O REFLEXO DA FALTA DE TREINAMENTO DO POLICIAL MILITAR DO INTERIOR DO ESTADO DO AMAZONAS

Disney de Lima Brilhante

Resumo


A pesquisa salienta a importância do treinamento do policial militar da Polícia Militar do Estado do Amazonas (PMAM), notadamente nas unidades operacionais lotadas no interior do Estado, uma vez que se verifica uma deficiência na atualização de conhecimentos dos policiais que atuam nessas jurisdições, e cuja falta de treinamento pode prejudicar o desempenho de suas atividades-fins. O objetivo geral da pesquisa foi de conhecer até que ponto a falta de treinamento do policial militar que atua no interior do Estado do Amazonas tem influenciado em sua atividade-fim. Utilizou da técnica de aplicação de um questionário a 170 policiais militares lotados nas unidades de Barcelos, Manacapuru e Tabatinga, e 100 pessoas dessas localidades. Os resultados apresentam as percepções de que existe uma deficiência considerável em relação aos treinamentos para policiais lotados nessas unidades, sendo necessário a aplicação mais efetiva de treinamentos, considerando-se que as localidades encontram-se em crescimento demográfico, o que suscita o aparelhamento teórico e prático de policiais para o enfrentamento de situações relacionadas à criminalidade e violência.


Palavras-chave


Treinamento; Policial Militar; Atividades-fins.

Texto completo:

PDF

Referências


BORGES-ANDRADE, J. E.; ABBAD-OC, G. Treinamento no Brasil: reflexões sobre suas pesquisas. Revista de Administração de Empresas, 31(2), 112-25, 1996.

CHIAVENATO, I. Treinamento e desenvolvimento de recursos humanos. 4. ed., São Paulo: Atlas, 1999.

DUTRA, E. V. Técnicas operacionais policiais: o treinamento do policial na área operacional. Monografia (Especialização em Segurança do Cidadão) – Universidade do Sul de Santa Catarina. Florianópolis: Unisul, 2002. Disponível em: Acesso em: 28 jun. 2009.

GARCIA, J. F. P. T&D mobilizando a organização para a qualidade. In: BOOG, G. G. Manual de Treinamento e Desenvolvimento. São Paulo: Makron Books, 1994.

GIL, A. C. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, 2001.

LOUREIRO, R. O. Mudanças, empregabilidade e felicidade. Treinamento e desenvolvimento. Ano 5, ed. 59, p. 28, 1997. Disponível em: Acesso em: 5 jun. 2009.

LUCENA, A. U. O uso das algemas e a menos valia da vida do policial brasileiro. Revista Brasileira de Segurança Pública. 4. ed, 17 ago. 2008.

MAÇADA, A. C. G. Curso de gestão empresarial para executivos. Porto Alegre: UFRGS, 1999.

MASIS, D. O futuro do trabalho: fadiga e ócio na sociedade pós-industrial. 3. ed., Brasília: UNB, 2000.

MENEZES, L. A.; RIVERA, R. C. P.; BORGES-ANDRADE, J. E. Necessidades de treinamento de agricultores e de suas mulheres num projeto integrado de colonização. Cadernos de Difusão de Tecnologia, 5(1/ 3), 109-118, 1998. Disponível em: Acesso em: 25 maio 2009.

MILKOVICH, G. T., BOUDREAU, J. W. Administração de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 2000.

MORAES, G. Desenvolvimento de um modelo para o levantamento de necessidades de treinamento e desenvolvimento de recursos humanos. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis: UFSC, 2002. Disponível em: Acesso em: 28 mai. 2009.

NOGUEIRA, P. R. Necessidade de treinamento: construção e validação de um instrumento. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 34(4), 46-65, 2002. Disponível em: Acesso em: 28 maio 2009.

PAULA, S. M. A. Variáveis preditoras de impacto de treinamento no trabalho: análise da percepção dos treinandos de duas organizações. São Paulo: Atlas, 2002.

PROCÓPIO, M. L. Será que a solução é investir em treinamento? 2 dez. 2002. Disponível em: Acesso em: 15 mai. 2009.

ROVER, C. Para servir e proteger. Direitos humanos e direito internacional humanitário para forças policiais e de segurança: manual para instrutores. Traduzido por Silvia Backes e Ernani S. Pilla. Genebra: Comitê Internacional da Cruz Vermelha, 1998.

SILVA, F. C. N. Estabelecendo suas expectativas com a utilização do e-learning. Dez. 2002. Disponível em: Acesso em: 28 mai. 2009.

TAVARES, A. S. Projeto Efei Training: treinamento à distância. 2001. Disponível em: Acesso em: 15 mai. 2009.

VASCONCELLOS, E.; HEMSLEY, J. R. Estrutura das organizações: estruturas tradicionais, estrutura para a inovação e estrutura matricial. 2. ed., São Paulo: Livraria Pioneira, 2000.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




RHM - Homens do Mato - Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública - Mantida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).