ESTUDO SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO SUBPROJETO BASE DE POLICIAMENTO INTEGRADO NO BAIRRO DE SANTA ETELVINA EM MANAUS

Eyderson Prado da Fonseca

Resumo


 O objetivo do presente estudo foi verificar se o Subprojeto Base de Policiamento Integrado do Projeto Ronda do Bairro tem o caráter de melhorar a eficiência operacional da Polícia Militar do Amazonas através da promoção da sensação de segurança e da redução do número de ocorrências policiais. A abordagem metodológica utilizada foi a estruturalista com o uso do método hipotético-dedutivo e com aplicação de pesquisa qualiquantitativa a fim de não somente mensurar os aspectos observados, mas também de compreender os processos envolvidos. Por fim, com base nos subsídios coletados junto à comunidade do bairro Santa Etelvina e junto ao público interno da 18ª. CICom e da Base de Policiamento Integrado, verificou-se que a atividade de Policiamento Ostensivo desenvolvida naquele bairro, à luz da filosofia de Polícia Comunitária, foi preponderante para promoção da Sensação de segurança e para a redução do número de ocorrências policiais naquela comunidade.


Palavras-chave


Ronda do Bairro; Tradicional; Base de Polícia Integrada.

Texto completo:

PDF

Referências


AMAZONAS (ESTADO). Nota de Instrução nº 021/PM-3 EMG: Regula a implantação da Base de Policiamento Integrado (BPI)/Santa Etelvina. Boletim Geral Ostensivo da PMAM nº 131, 19 jul. 2010.

BASÍLIO, Márcio Pereira. O desafio da formação do Policial Militar do Estado do Rio de Janeiro: entre o modelo reativo e o contingencial. Revista Administração em Debate. v.1, n. 2. Rio de Janeiro: Ushi Design Estratégico, 2008.

BAYLEY, David H. SKOLNICK, Jerome H. Policiamento Comunitário: questões e práticas através do mundo. 1 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.

BRASIL (PAÍS). Classificação Brasileira de Ocupações: códigos, títulos e descrições. 3 ed. Brasília: Gráfica Brasil, 2010, v. 1.

BRASIL (PAÍS). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. 12 ed. São Paulo: Rideel, 2011.

BRASIL (PAÍS). Decreto-lei nº 667 de 1969. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto-Lei/Del0667.htm>. Acessado em 2 de jun. 2011.

BRASIL (PAÍS). Manual Básico de Policiamento Ostensivo. Porto Alegre: Companhia Rio-grandense de Artes Gráficas, 1977.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Estados@: Amazonas, Síntese. Disponível em: < http://www.ibge.gov.br/estadosat/perfil.php?sigla=am>. Acessado em 2 de jun. 2011.

JANSSON, Krista. British Crime Survey – Measuring crime for 25 years. London: British Crime Survey, 2007.

MENDONÇA, Manoel Roberto Uma. Polícia Militar do Amazonas: Instruções Gerais. Disponível em: < http://catadordepapeis.blogspot.com/ 2010_03_01_archive. html>. Acessado em: 20 de maio de 2011.

ROLIM, Marcos Flávio. A síndrome da rainha vermelha: policiamento e segurança pública no Século XXI. 2 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.

ONU, Organização das Nações Unidas. De alta insegurança e os conflitos étnicos: o relatório do PNUD. Disponível em: Acessado em: 20 de maio 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




RHM - Homens do Mato - Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública - Mantida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).