O PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS E A VIOLÊNCIA: CONQUISTAS E DESAFIOS EM MATO GROSSO.

Silbene Cristina do Nascimento Rabelo

Resumo


O artigo apresenta o trabalho de prevenção primária desenvolvido pela Polícia Militar através do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência, conhecido com a sigla PROERD. O Programa tem se mostrado eficiente, com grande aceitação pela sociedade, aproximando-a, ainda mais da Polícia Militar. No entanto no Estado de Mato Grosso, o programa não vem tendo uma efetividade devido à evasão de seus instrutores. O que leva o instrutor do PROERD logo após sua formação, deixar de aplicá-lo? Por que alguns até nem chegam a realizar os trabalhos? O objetivo desse artigo é conhecer os motivos que levam o instrutor, após passar por todo um processo de formação, deixar de lado o que seria uma opção de vida melhor para ele e também das crianças que participam do Programa.

Palavras-chave


Prevenção Primária; PROERD; Polícia Militar.

Texto completo:

PDF

Referências


CONAD Conselho Nacional Antidrogas - Resolução nº3/GSIPR/CH/CONAD, Disponível em, http://www.feteb.org.br/artigos/resoluções/politica_nacional_antidroga. Acessado em 02 jun de 2011

FURASTÉ. Pedro augusto, Normas Técnicas para o Trabalho Científico. 15.ed. Porto Alegre: Dáctilo Plus, [{S.ed.}, 2009].

GERMANO, José Otávio, Na Linha de Frente Reflexões sobre Segurança Pública. Porto Alegre, Ed. Age Ltda, 2006

IMESC - Instituto de Medicina Social e de Criminologia. São Paulo. Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo. Disponível em http://www.imesc.sp.gov.br/infodrogas/tipoprev.htm. Acessado em 02 jun de 2011.

International Centre for Science in Drug Policy Efeito do cumprimento da lei sobre a violência relacionada às drogas: Evidência de uma análise científica. Columbia. 2009 Disponível em http://www.icsdp.org/docs/One-pager%20Int'l%20Port.pdf

ISERJ – Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro. Cyberbullying: a violência Virtual. Rio de Janeiro. Disponível em http://iserj.net/?2939.

Mato Grosso, Diário Oficial do Estado de Mato Grosso nº 23.517, Decreto nº 5.651 de 10 dezembro de 2002, Ano CXI, Cuiabá – Terça-feira, 10 dezembro de 2002, pg 01-03.

Mato Grosso (ESTADO). PROERD: Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência. Dados Estatísticos Cuiabá: Polícia Militar do estado de Mato Grosso, 2011.

Mato Grosso (ESTADO). PROERD: Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência. Redação de Final de Curso do PROERD, currículo 5º Ano. Cuiabá: Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, 2011.

Proerd Brasil, Apresentação. Paraná. Disponível no site http://www.proerdbrasil.com.br /o proerd/oprograma.htm.

Paraná (ESTADO). PROERD: Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência. Curitiba: Polícia Militar do Estado do Paraná. Disponível em http://www.seguranca.pr.gov.br/modules/conteúdo/ conteudo.php? Conteudo=28

RIVERA Jr, Jorge Bascuñan. Vamos dar Banana às Drogas. Ed. Bookess, Disponível em http://books.google.com.br/books?id=I8lObjU8n0AC&pg=PA3&dq=proerd&hl=pt-BR&ei=O oYXTr3VHMjr0gGvl4CXBQ&sa=X&oi=book_result&ct=bookthumbnail&resnum=8&ved=0CEoQ6wEwBw#v=onepage&q=proerd&f=false

SANTOS. Antônio Raimundo dos, Metodologia Científica: a construção do conhecimento, 7ª. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007

St. Tammani parish sheriff's Office D.A.R.E. Disponível em http://www.stpso.org/dare.html

The University Of Akron, Working Draft Of The Mentor, 3 ed. 2009

Tocantins (ESTADO). PROERD: Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência. Jalapão: Polícia Militar do estado de Tocantins. Disponível em: http://www.pm.to.gov.br/conteudo/historico/706 Acessado em 06 jun 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




RHM - Homens do Mato - Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública - Mantida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).