EXERCÍCIOS FÍSICOS X OBESIDADE E SAÚDE DO POLICIAL MILITAR

Almir de França Ferraz

Resumo


O presente artigo trata de reflexões sobre dois métodos de pesquisa que são: pesquisa teórica e de campo. A pesquisa teórica informa acerca da importância dos exercícios físicos na diminuição dos riscos da obesidade para a saúde policial. A obesidade foi trabalhada no artigo através dos preceitos gerais e fatores que a originam. Atualmente muitos pesquisadores consideram a obesidade como uma “doença”, pois é a porta de entrada para o desenvolvimento de vários distúrbios que provocam moléstias, sendo ressaltados os fatores que influenciam no desenvolvimento da obesidade. Através de fundamentações teóricas possibilitou mostrar informações sob a visão científica com relação aos benefícios dos exercícios físicos na diminuição da obesidade, isto reflete no desempenho de trabalho do policial militar em todas as suas especialidades, principalmente, na execução do serviço operacional, ressaltando que diminui os riscos de desenvolver doenças relacionadas à obesidade. Paralelamente, a segunda discussão é a pesquisa de campo, onde buscou analisar os índices de gordura dos policiais militares da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) por meio de um questionário incluindo amostra de 27% do efetivo de praças da APMG. Após coletar e avaliar os dados e os índices de gordura corporal dos policiais obteve-se resultadosatisfatório quanto à prática de exercícios físicos dos policiais militares da APMG e o percentual de gordura foi analisado trazendo várias informações importantes. 


Palavras-chave


Exercícios; Obesidade; Percentual de gordura; Polícia Militar.

Texto completo:

PDF

Referências


BRAY, G.A. Obesity.International Life Sciences Institute. Present Knowledge in Nutrition. 6. ed. Ilsi North America: 1990,p. 28-46;

FONTOURA, Andréia Silveira da et. al. Guia prático de avaliação física: abordagem didática, abrangente e atualizada. São Paulo: Phorte, 2008;

FOX, Bowers Foss. Bases Fisiológicas da Educação Física e dos Desportos. 4 edição. Rio de Janeiro: Ed Guanabara Koogan.1991.

FRANCISCHI, R. P. Exercício, composição alimentar e obesidade: revisão dos efeitos sobre a composição corporal e parâmetros metabólicos. Revista Paulista de Educação Física. São Paulo, 2001, V. 15, n. 2, P. 117-134.

GUEDES, D. P.; GUEDES, J. E. R. P. Controle do peso corporal: composição corporal, atividade física e nutrição. Londrina: Midiograf, 1998

GUIRRO, Rinaldo R.; GUIRRO, Elaine Caldeira O. A atividade física na obesidade. Revista Ciência e Tecnologia. Unimetodista de Piracicaba. São Paulo: Ed Unimep. Volume 32. Dez 1994, pag. 97-107.

GUYTON, Arthur C., HALL, J.E. Tratado De Fisiologia Médica. 9. Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1997, pag. 662.

KATCH, Frank I., MCARDLE, William D., KATCH, Victor L. Nutrição, exercício e saúde. Rio de Janeiro: Ed. Medsi, 1996, p. 331.

___. Nutrição: para o desporto e o exercício. Rio de Janeiro: editora Guanabara koogan, 2001.

LEANDRINI, Josimeire Aparecida. Obesidade: considerações sobre suas possíveis causas e consequências (uma revisão de literatura). Monografia de conclusão de curso da UEM. Maringá.1997

LEITE, Paulo Fernando. Aptidão Física: Esporte e Saúde. São Paulo: Probel editorial, 3ª. edição, 2000.

LIMA, Valquíria de. Ginástica Laboral: atividade física no ambiente de trabalho. São Paulo: Phorte, 2003

MARTINS, Fabiana Giacomini, A influência da modalidade “musculação” na diminuição do percentual de gordura. In: monografia apresentada à Universidade Estadual de Maringá para obtenção do título de Especialista em Morfofisiologia aplicada ao Exercício. Maringá, 2006, p. 16 e 17.

MONTEIRO, Luis Cláudio Pereira; LOPES, Priscilla Maria Machado Lopes e. Avaliação para atividades físicas. Rio de Janeiro: Ed. Rio, 2005.

NAHAS, M.V. Obesidade, controle de peso e atividade física. Londrina: Midiograf, 1999.

PENTEADO, Vera Lúcia. Avaliação Física dos servidores do TRT PR associado ao seu nível de atividade física. Artigo. Uniandrade. Revista eletrônica de Educação Física. Curitiba, 2010.

POWERS, S. K.; HOWLEY, E. T. Fisiologia do exercício: teoria e aplicação ao condicionamento e ao desempenho. 3 ed. São Paulo: Ed Manole, 2000.

SALVE, Mariangela Gargliardi Caro. Obesidade e Peso Corporal: risco e consequências. São Paulo. 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




RHM - Homens do Mato - Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública - Mantida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).