OBRIGATORIEDADE MITIGADA NA INSTAURAÇÃO DO INQUÉRITO POLICIAL EM CRIMES DE AÇÃO PÚBLICA INCONDICIONADA EM FACE AO PRINCÍPIO DA EFICIÊNCIA PREVISTO NO ARTIGO 37, CAPUT, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL

Gianmarco Paccola Capoani

Resumo


Como se sabe, o inquérito policial é peça de caráter inquisitivo, com instrução provisória, e como tal tem valor informativo para a instrução da ação penal. Nele, porém, constam certas provas periciais, que ainda que praticadas sem a participação do indiciado, contém em si maior dose de veracidade, preponderam fatores de ordem técnica, oferecendo campo para uma apreciação objetiva e segura das suas conclusões, e nestas circunstâncias, têm valor idêntico ao das provas colhidas em juízo. Neste estudo, pretende-se demonstrar a possibilidade de o Delegado de Polícia, deixar de instaurar o inquérito policial, em certas circunstâncias, após efetiva análise das cirscunstâncias do crime, de provável autoria, de testemunhas, etc. A análise e dispensa, se baseia no fato, de após instaurado o inquérito, se disponibilizar toda uma estrutura, toda uma equipe, tempo, prajuízo ao erário, para desvendar, de repente, o indesvendável.


Palavras-chave


Inquérito policial; instauração; provas.

Texto completo:

PDF

Referências


CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de direito administrativo. 20. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008.

GASPARINI, Diógenes. Direito Administrativo. São Paulo Saraiva, 1989.

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. São Paulo: Malheiros, 2002.

MIRANDA COUTINHO, Jacinto Nelson de. O ato administrativo de instauração do inquérito policial, in Estudos jurídicos em homenagem a Manoel Pedro Pimentel. São Paulo. Rev. dos Tribunais. 1992.

MORAES, Alexandre de. Agências Reguladoras. São Paulo: Atlas, 2002.

PIETRO, Maria Sylvia Zanella Di. Direito Administrativo. São Paulo: Atlas, 2002.

TORNAGHI, Hélio. Comentários ao código de processo penal. Vol. 1, Tomo 1.Revista Forense. Rio de Janeiro. 1956.

TOURINHO FILHO, Fernando da Costa. Manual de processo penal. São Paulo. Saraiva. 2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




RHM - Homens do Mato - Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública - Mantida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).