ANÁLISE CRIMINAL E A INCIDÊNCIA DA CRIMINALIDADE NA REGIONAL DE TANGARÁ DA SERRA

Aldo Silva da Costa

Resumo


Em virtude da emergência do assunto e da gravidade com que a violência se apresenta no panorama mundial. Principalmente, no Brasil, Mato Grosso e Regional de Tangará da Serra, optou-se por trabalhar o tema voltado para a Análise Criminal. Está patente aos nossos olhos que o homem atual vive em meio a uma sociedade caótica, que o torna como um ser estranho em sua própria casa. Ou seja, o homem atual não se sente bem no mundo que habita. E em meio a essas contrariedades que esse ser, em estado de exacerbado desconforto, vivencia a criminalidade crescer de forma estrondosa que poderá ser comparada apenas com as atrocidades vividas pelos povos em guerras nos quatro cantos da terra. No entanto, a Análise Criminal é um instrumento bastante utilizado em outros países, mas novo no Brasil, onde o planejamento ainda deixa a desejar. Isso sem levar em conta os desvios de funções e finalidades do policiamento ostensivo. Assim, verifica que a Análise criminal representa a forma mais prática de planejar e implementar o trabalho policial, apontando onde há maior necessidade de recursos, como utilizá-los, e como acompanhar o desenvolvimento dos índices criminais, e, de forma inteligente, atacar a causa da criminalidade e seus efeitos.


Palavras-chave


Análise; Criminalidade; Violência; Globalização.

Texto completo:

PDF

Referências


BEATO, F. Cláudio. Políticas Públicas de Segurança: Equidade Eficiência e Accountability. Departamento de Sociologia e Antropologia UFMG.

________________. Informações e Desempenho Policial. Departamento de Sociologia e Antropologia UFMG.

DANTAS, George Felipe de Lima e SOUZA, Nelson Gonçalves de Souza. As bases Introdutórias da análise Criminal na Inteligência Policial. [s.l.], [s.d.].

DURKHEIM, Èmile. Sociologia. São Paulo: Ed. Àtica,2000.

FERREIRA FILHO, Manoel Gonçalves. Direitos humanos fundamentais. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 1998;

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir.Petrópolis: Vozes, 1999.

GOLDSTEIN, Herman. Policiando uma Sociedade Livre. São Paulo: Ed. USP, 2003.

SANTOS, José Vicente Tavares (org.). Violência em Tempos de Globalização. São Paulo: Editora Hucitec, 1999.

SOUZA, Nelson Gonçalves de. Integração de Sistemas de Informações na Segurança Pública do Distrito Federal: Um Modelo de Consenso e Suas Possibilidades. 2003, p. 192 Dissertação(Mestrado em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia de Informação). Universidade Católica de Brasília.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




RHM - Homens do Mato - Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública - Mantida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).