O PAPEL DA POLÍCIA JUDICIÁRIA APÓS A CONSTITUIÇÃO DE 1988 E A NECESSÁRIA AUTONOMIA ADMINISTRATIVA, ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA PARA O EFETIVO DESEMPENHO DE SUAS FUNÇÕES.

Rogério Atílio Modellí

Resumo


Trata-se de uma reflexão acerca da mudança do papel desempenhado pela polícia judiciária a partir da Constituição de 1988, e a impossibilidade de cumprir adequadamente tal papel sem a autonomia administrativa, orçamentária e financeira desta instituição. Busca-se enfatizar que historicamente o papel da polícia no Brasil foi justamente proteger o Estado, ainda que para isso fosse necessário um confronto com a própria sociedade. A partir de 1988, houve uma mudança de paradigma, com alterações de valores e atitudes, e ficou claro que o papel da polícia é proteger a sociedade, ainda que para isso seja necessário um confronto com os governantes. Mas como desempenhar tal função, se há uma dependência orçamentária e financeira, o que acarreta também numa vinculação administrativa de tal instituição com o chefe do poder Executivo? O que se pretende é esclarecer que a dependência orçamentária e financeira da Polícia Judiciária inviabiliza o cumprimento de sua função precípua, que fora constitucionalmente instituída, qual seja, garantir a proteção e a segurança da sociedade. 


Palavras-chave


Polícia; Autonomia; Funções.

Texto completo:

PDF

Referências


BAYLEY, David H. Padrões de Policiamento. Uma análise internacional comparativa. 2.ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006 (Polícia e Sociedade 1).

BENGOCHEA, Jorge Luiz Paz, et al. A transição de uma polícia de controle para uma polícia cidadã. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-88392004000100015&script=sci_arttext. Acesso em 17/10/2010.

CHOUKR, Fauzi Hassan. Pauta inicial para a discussão de uma polícia democrática. Disponível em: www.mundojuridico.adv.br/cgi-bin/upload/texto120.doc. Acesso em 30/10/2010.

COMPARATO, Fábio Konder. A Polícia e a Ética na Segurança Pública. São Paulo: Editora Mageart, 1996.

GOMES, Luiz Flávio e SCLIAR, Fábio. Investigação preliminar, polícia judiciária e autonomia. Disponível em: http://www.jusbrasil.com.br/noticias/147325/investigacao-preliminar-policia-judiciaria-e-autonomia-luiz-flavio-gomes-e-fabio-scliar

MARIANO, Benedito Domingos. Por um novo modelo de polícia no Brasil. São Paulo, Editora Fundação Perseu Abramo, 2004.

MAZZILLI, Hugo Nigro. Introdução ao Ministério Público. 7. Ed. Ver. e atual. São Paulo: Saraiva, 2008.

___________________. O Ministério Público e a Constituição de 1988. São Paulo: Saraiva, 1989.

MELLO, Milena Deganuti, et al. A percepção da comunidade sobre a Polícia Militar em Marília – SP. Revista de Iniciação Científica da FFC, v. 4, n. 3, 2004. Disponível em: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/ric/article/viewFile/101/102. Acesso em 20/10/2010.

SILVA FILHO, Sebastião Ribeiro. Polícia Judiciária Civil do Estado de Mato Grosso: Antes e Depois de 1988, História, Evolução e Mudanças. Monografia. Disponível em: http://www.policiacivil.mt.gov.br/projetos.php?IDCategoria=313 Acesso em 19/10/2010.

SULTANI, Leonardo José Mattos. Autonomia financeira e Orçamentária das Entidades Autárquicas em Regime Especial. Monografia. Disponível em: http://www.cvm.gov.br/port/public/publ/ie_ufrj_cvm/Leonardo_Jose_Mattos_Sultani.pdf Acesso em 30/10/2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




RHM - Homens do Mato - Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública - Mantida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).