QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM DIAGNÓSTICO AVALIATIVO NA ÀREA DO 22ª BPM

Pedro Miguel de Sousa

Resumo


A qualidade de vida no trabalho (QVT) é tema de discussão, pois proporciona uma maior participação dos funcionários e um ambiente de integração entre colegas e local de trabalho. Aborda dois aspectos fundamentais que é o bem–estar do trabalhador e a eficácia da organização. O objetivo desse estudo é verificar e analisar a qualidade de vida no trabalho do efetivo da área 22º Batalhão de Polícia Militar, visando propor ações que contribuam para essa melhoria. Este estudo buscou conhecer a qualidade de vida no trabalho dos policiais militares do 22º BPM, identificar seus anseios e entendimentos sobre QVT, e responder ao seguinte questionamento: É possível diagnosticar índices de QVT na área do 22º BPM? Para análise buscamos o modelo de Walton (1973) com 08 (oito) quesitos, por ser mais contundente, e que possibilitou levantar dados acerca dos aspectos internos e externos que compõe a QVT. O recorte foi de 20 policiais militares (praças), selecionados aleatoriamente dentro da área 22º BPM com emprego de questionário. Pode-se observar que os índices de QVT no trabalho foram avaliados de forma negativa pelos policiais militares, revelando assim que a instituição Polícia Militar necessita melhorar a sua gestão na QVT.

Palavras-chave


Qualidade de vida no trabalho; 22º Batalhão de Polícia Militar; bem-estar

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Luis Artur Ayres. Qualidade de Vida no Trabalho: um estudo de caso no 15º Batalhão da Polícia Militar na região metropolitana de Porto Alegre. 2010. Monografia apresentada como requisito para conclusão do Curso de Graduação em Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2010.

ASFORA, Silvia Cauás; DIAS, Sônia Maria Rodrigues Calado, Modelo de Qualidade de Vida no Trabalho para Polícia Militar de Pernambuco. Recife: Faculdade Boa Viagem, 2006.

AVILA, Genilson Antonio Secchi de; SOVINSKI, Marcos Roberto. Proposta para Avaliar a Qualidade de Vida no Trabalho dos Policiais Militares do Estado de Mato Grosso. 2011. Artigo científico apresentado como requisito para conclusão do Curso superior de Polícia, Academia de Polícia Militar Costa Verde. Várzea Grande, 2011.

BRASIL, República Federativa do. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/html/legislacao. Acessado em: 04 de out. de 2014.

CHIAVENATO, Idalberto, Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

FERNANDES, Eda Conte. Qualidade de Vida no Trabalho: como medir para melhorar. 2.ed. Salvador: Casa da Qualidade, 1996.

JESUS, Ricardo Bueno de. Qualidade de Vida no Trabalho Policial Militar do Terceiro Comando de Policiamento de Área. 2006. Monografia apresentada como requisito para conclusão do Curso de Bacharel em Segurança Pública, Academia de Polícia Militar Costa Verde. Várzea Grande, 2006.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia Científica. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2001.

LIMONGI-FRANÇA, Ana Cristina, Qualidade de Vida no Trabalho – QVT. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2004.

_____. Qualidade de Vida no Trabalho: conceitos e práticas nas empresas da sociedade pós-industrial. 3.ed. São Paulo: Atlas 2014.

MATO GROSSO, Decreto-lei n. 1361 de 13 de setembro de 2012. Dispõe sobre a organização básica da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso. Diário Oficial, Cuiabá, n. 25887, p.2-5, 13 set. 2012.

MATO GROSSO. Lei n. 10.076 de 31 de março de 2014. Dispõe sobre critérios e as condições que asseguram aos oficiais e praças da ativa da Polícia Militar e Corpo de Bombeiro Militar do Estado de Mato Grosso a ascensão a hierarquia militar, mediante promoção, de forma seletiva, gradual e sucessiva. Diário Oficial, Cuiabá, n. 26262, p.4-7, 31 mar. 2014.

MATO GROSSO. História da Polícia Militar. Polícia Militar. Disponível em: http://www.pm.mt.gov.br/?view=historia. Acessado em: 10 de ago. 2011.

MINAYO, Maria Cecília de Souza; HARTZ, Zulmira Maria de Araujo; BUSS Paulo Marchiori. Qualidade de vida e saúde: um debate necessário. Ciência e Saúde Coletiva, V. 5, n. 1, p. 7-12, 200. Disponível em: http://www.scielosp.org/pdf/csc/v5n1/7075.pdf. Acesso em 18 out. 2014.

MOTTA, Fernando Cláudio Prestes; VASCONCELOS, Isabella F. Gouveia de. Teoria Geral da Administração. 3. Ed. Ver. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006.

OLIVEIRA, Maria Izete de. LIMA, Elizeth Gonzaga dos Santos. Guia Prático: projeto de pesquisa e trabalho monográfico. 6 º ed. Cáceres: Unemat, 2012.

OLIVEIRA, Rita de Cássia M. de. A configuração da QVT no contexto de trabalho dos detetives da Polícia civil metropolitana de Belo Horizonte. 2001. Dissertação (Mestrado em Administração), Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2001.

RODRIGUES, Marcus Vinicius Carvalho, Qualidade de Vida no Trabalho. 10 ed. São Paulo: Vozes, 2007.

_____. Qualidade de Vida no Trabalho: evolução e análise no nível gerencial. 13. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.

MONTEIRO, Ubaldo. A Polícia de Mato Grosso. Cuiabá: Iomat, 1985.

VIEIRA, Adriane. A qualidade de Vida no Trabalho e o Controle da Qualidade Total. Florianópolis: Insular, 1996.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




RHM - Homens do Mato - Revista Científica de Pesquisa em Segurança Pública - Mantida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT).